O que é contação de histórias

O que Significa contação de Histórias?

O que Significa Contação de Histórias?'. O termo é uma expressão relativamente recente, livremente traduzida e adaptada de países de língua castelhana "cuentacuentos", que pode significar tanto o ato de se contar histórias, quanto o próprio contador. Na língua inglesa, temos o termo "Storytelling", similar a contação de histórias, que é o ato, ou capacidade de se narrar um fato, ou história, de improviso, ou planejadamente, usando diversos tipos de recursos, ou apenas a oralidade...

"Sempre me perguntam o que não fazer na contação de histórias, no que eu respondo -Só tem uma coisa que não se deve fazer: deixar de contar a história."

- JR Santos -

Na atualidade, a contação de históras é usada também para difundir o conhecimento didático nas escolas, não sendo, entretanto, sua função principal.... O entretenimento é um dos focos explorados pelos agentes contadores de histórias, usando a atividade para fins culturais e shows em espaços públicos de forma comercial.

Os Educadores vem na contação de histórias uma ferramenta para estimular o gosto pela leitura e folclore, além de uma afirmação positiva de assuntos e abordagens pedagógicas... Um recurso paradidático.Na propaganda, é usada para dar exemplos de comportamentos desejáveis (pelo patrocinador) para vender produtos em narrativas visuais e, principalmene emotivas. No dia a dia, sempre estamos a volta com o ato narrativo, seja em casa, seja no trabalho, ou em locais públicos. Estamos sempre participando, ou sendo agentes ativos, ou passivos de uma narrativa social.

A Contação de Histórias Profissional

Co a popularidade da atividade da contação de histórias, surgiram diversas pessoas que usam a atividade de forma profissional, cobrando para animar eventos e festas. Ou como forma de expressão artísticas em espaços culturais, como bibliotecas, livrarias, auditórios, teatros e praças.

O Contador de hiostórias proffissional estuda com mais detalhes a história, escolhendo a técnica mais adequada para cada tipo de história, prevendo um públcio alvo (faixa etária, classe social) e a oporunidade (festas, aniversários, época do ano, escolas). Assim, a contação de histórias passa aser, além de uma atividade de cultura popular, ou social, um evento em forma de espetáculos. Diversas pessoas e grupos se especialiam nesse tipo de atuação, fazendo surgir muitas formas de contação de histórias.