• Get In Touch

    This is a widget area. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.

  • Espetáculo inspirado no Festejo do Boi.

O BOI...

Em "O Boi de Brincadeira" o contador de história reconta a farsa brasileira de Chico e Catinina durante a festa do boi.

  • teatro-com-fantoches
  • contação-de-história
  • contacao-de-historias
  • contando-historia

Adaptada do folquedo popular, o "Boi de brincadeira", ou "Boi estrela", "Boi de Mamão" e os outros diversos nomes que tem região adentro do Brasil, essa história conta um momento da vida de Chico e da Catirina no dia da festa do boi na fazenda do seu patrão.

A festa do boi

A Catirina anuncia que está grávida e tem desejos de comer coisas muito estranhas. Chico não quer contrariar os desejos da sua mulher, pois já pensou se seu filho nasce com cara de maracujá com abobrinha? O probelma é que Chico precisa cuidar do boi que oo seu patrão acaba de comprar. Uma farsa bem divertida com as atrapalhadas de Chico, os pedidos de Catirina e a braveza do patrão.

Quem gosta de canjica? De arroz doce, de doce de batata doce? Estão todos convidados para a festa do meu boi premiado...

- anunciação do patrão a cidade -

Como acontece na maioria das apresentações da trupe, as crianças interagem tanto com o contador quanto com os personagens, o que dá uma dinâmica e interesse maiores a história. Não raras vezes, a platéia ora tenta ajudar um personagem, ora atrapalhar outro, participando ativamente da trama.

Em "O Boi de Brincadeira" há uum momento dedicado ao jogo do boi, uma brincadeira bem divertida em que algumas crianças são indicadas para participar, momento do auge do folguedo do boi...

Esse espetáculo possui um cenário, que apesar de simples, não cabe em qualquer ambiente, indicado principalmente para teatros, espaços culturais e escolas, é muito procurado em junho e julho, época das festas juninas e julinas, meses que são dedicados a tais festejos em todo Brasil. Também no m~es do folclore, é uma história que ilustra bem a riqueza da cultura popular brasiliera.

Dinâmica e Formatos

COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

A - com Música ao Vivo

SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: apesar da atividade poder acontecer com palyback, a presença dos músicos enriquecerá bastante o espetáculo, pois que recria o ambiente dos festejos do boi e deixa a atividade mais fluída.

B - com Cenário

CENÁRIO DA HISTÓRIA: nessa história o cenário é muito importante. São necessários as seguintes dimensões mínimas para a montagem da cenografia: 3,5m X 4,5m. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.

PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.

JR Santos

"Uma apresentação alegre e contagiante... meus alunos ficaram vidrados e queriam participar o tempo todo. Agradeço imensamente ao grupo pela bela encenação."

- Walquiria Oliveira -