Teatro Semana do Folclore | Couro de Piolho | Ensino Fundamental

Teatro - Folclore

Uma peça teatral para a semana em que se comemora o dia do folclore. Espetáculo divertido e interativo, adaptado do conto de mesmo nome colhido por Câmara Cascudo, e que mescla técnicas de teatro de bonecos e contação de histórias.

  • teatro semana do folclore
  • semana do folclore na escola
  • teatro de fantoches para o dia do folclore

Couro de Piolho

  • Quem for mais esperto co a princesa irá se casar, mas antes três desafios terá que realizar.
  • É a história de um rei que manda matar um grande piolho encontrado no quarto da filha, sem saber que era seu bicho de estimação e que ela tinha esperança que se transformasse em um príncipe. O Rei fica muito triste e preocupado e faz uma almofada com seu couro e anuncia: - "Quem descobrir do que é feito o couro da almofada, receberá a mão da princesa em casamento". É então que surge João decidido a casar com a Princesa e a mudar de vida.

    Os Desafios da Princesa

    E como nem tudo é tão fácil assim, a princesa coloca mais dois desafios para os pretendetes, com a finalidade de deixar quase impossível o seu casamento, e manda anunciar que, quem se propuser a realizar os três desafios, mas não conseguir, será preso até ficar bem velhinho na torre do castelo.

    Casarei com aquele que realizar três desafios que darei. Se for bonito, eu juro que facilitarei, mas se não for, por favor, já dá gastura, tem que ser inteligente para compesar a feiura...

    - proclames da princesa-

    A platéia se diverte com as confusões e engodos de João e da princesa. O final da história acabará em casamento? Vai depender de como João vai se sair nas suas artimanhas

    A trama diverte até mesmo os mais velhos e os adultos, ideal para apresentações com uma variada faixa etária na platéia...

    Um delicioso conto nordestino que conto no dia do folclore, adaptado para teatro, de origem espanhola e recontada no litoral do extremo norte brasileiro. Um enredo pouco difundido e que se encaixa perfeitamente em ações de arte popular nas escolas e espaços culturais.

    • Versão de uma das histórias mais conhecidas do Nordeste do Brasil "Couro de Piolho".

    Dinâmica e Formatos

    COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

    A - com Música ao Vivo

    SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: apesar da atividade poder acontecer com palyback, a presença dos músicos enriquecerá bastante o espetáculo, pois que recria o ambiente dos festejos do boi e deixa a atividade mais fluída.

    B - com Cenário

    CENÁRIO DA HISTÓRIA: nessa história o cenário é muito importante. São necessários as seguintes dimensões mínimas para a montagem da cenografia: 3,5m X 4,5m. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.

    PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.

    JR Santos

    "Uma apresentação alegre e contagiante... meus alunos ficaram vidrados e queriam participar o tempo todo. Agradeço imensamente ao grupo pela bela encenação."

    - Walquiria Oliveira -