Teatro Para o Dia do Livro Infantil

Teatro para insentivo a leitura para educação infantil e fundamental, em bibliotecas, livrarias, feiras, bienais e escolas. Peça teatral com boneco muito alegre e interativa. As crianças participam e se divertem com essa contação de histórias que usa fantoche como uma das ferramentas a fim de mostrar a importância da leitura. Uma das histórias sobre livros que adoro fazer, uma ótima sugestão e dica para: escolas; projetos de incentivo a leitura na educação infantil e fundamental; feiras literárias; festas do livro e comemoração com teatro para o dia do livro infantil. Peça teatral em forma de contação de histórias que se adapta bem a diversos espaços e eventos.

  • teatro dia do livro/>
  • incentivo a leitura />
  • dia do livro infantil/>
  • teatro para o dia do livro/>
  • teatro para o dia do livro/>
  • teatro imortância da leitura

O eStraNho cAso do LivRo sEm o fiM

Em "O Estranho Caso do Livro Sem o Fim" a história começa, mas nunca termina, e todos querem saber o final... As páginas sumiram!

Gracioso é uma grande contador de histórias, mas acordou desmemoriado, o que o faz pensar em contar uma história do livro que sua mãe fez para ele aprender a ler.

Sua mãe sempre fabricava livros artesanalmente para incenivá-lo a ler, incentivo que o tornou um contador de histórias. Eram livros das histórias do folclore brasiliero, ou de coisas da roça, que ela tinha escutado quando era criança. Porém, como acordou desmemoriado, teve a ideia de mostrar para a plateia os próprios livros em que aprendeu a ler com a ajuda da sua mãe. Queria mostrar as páginas onde conheceu o Saci-pererê, a Mula-sem-cabeça, A Cuca e o Lobisomen. Só que algo estranho aconteceu, os livros estavam sem o fim.

Com medo de sua mãe descobrir, resolve investigar quem roubou o final dos livros. Depois de muita perseguição e trapalhadas, com ajudinha das crianças, consegue chegar até o grande suspeito. E agora, quem será e por que ele comia as páginas dos livros? É o que vamos descobrir...

Teatro para incentivo a leitura

As crianças são convidadas a participar em grande parte da história, opinando sobre quem seria o culpado, advinhando e ajudando o neto da Vovó Puppa a capturar o responsável pelo sumiço do fim dos livros Há momentos de muita empolgação entre os personagens e a platéia, principalmente nas cenas de captura e descobertas. Uma das histórias mais contadas em livrarias, feiras de livro e bibliotecas...

"Cada vez que um livro se abre, uma vida ganha mais vida, mais oportunidade de encontrar a felicidade."

- JR Santos -

Apesar da recomendação da idade, muitas crianças mais velhas tem se encantado com esta história.Adultos também adoram, principalmente o grupo da terceira idade, que vibram com os bonecos... Muitas escola aproveitam para encerrar ou abrir projetos do livro e de leitura com esta aventura, com grande sucesso!

Esta é uma das histórias que mais amamos contar. Ela foi escolhida para o projeto "Pracinha Ra Tim Bum", encenada e acolhida com grande aplauso. Indicada para incentivar a leitura, mantendo a alegria do teatro infantil... Uma excelente escolha para projetos de incentivo a leitura, troca e feira de livros.

  • História que viaja entre feiras de livros, bienais e eventos literários.

✏ Ideias e Sugestões

1Atividades para a semana do dia do livro infantil, baseadas no enredo e roteiro de "O eStraNho cAso dO liVro sEm O fiM":

  • Inserir erros nas histórias para serem descobertos;
  • Separar ações que cada personagem faz;
  • Criar novos títulos para histórias conhecidas;
  • Elencar qualidades "humanas" para personagens.

2Oficinas manuais para a participação das crianças na confecção de material para exposição sobre o livro:

  • Reescrever final novo para histórias;
  • Confeccionar livro artesanais;
  • Ilustrar cenas de forma engraçadas;
  • Fazer dedoches com dobraduras e papel machê;
  • Maquiagem de personagens de histórias.

3Jogos e brincadeiras para estilumar as crianças a terem contato com livros e histórias e movimentar a semana literária:

  • Mímica com títulos de contos;
  • Desvendar um crime com pistas em livros;
  • STOP com títulos e persongens de histórias;
  • Corrida com livros na cabeça (com 1, 2, 3, 4);
  • Piscina de livros: encontre o livro x na psicina.

4Época para a realização das sugestões e ideias sobre o livro na educação infantil e o estímulo a leitura:

Dinâmica e Formatos

COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

A - com Música ao Vivo

SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: nesse formato, um músico acompanha o contador de histórias para tocar as músicas emprestando a história o charme da sonoplastia ao vivo. Assim, além do contador e os fantoches, essa forma de atendimento conta com mais um integrante. Nem sempre é possível levar o músico, em virtude dos recursos que são necessários: dimensão do espaço; equipamento de som; disponibilidade do músico na data requerida.

B - com Cenário

CENÁRIO DA HISTÓRIA: algumas histórias contam com um cenário específico, que pode fazer parte do evento, dependendo das dimensões do espaço. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.

PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.

JR Santos

"Os alunos da educação infantil e fundamental I tiveram uma tarde divertida na companhia do contador de história José. O Teatro de Fantoches fez muito sucesso entre as crianças, ajudando no incentivo a leitura sendo motivados a cuidar e amar os livros."

- Mayara Gonçalves - Bibliotecária do Colégio Marques de Monte Alegre SP -