• Momento muito especial, um rito de passagem valioso para o amadurecimento das crianças.

Atraçõe para Aniversário Infantil -

Festa de Aniversário Infantil com Teatro de Fantoches e Histórias - O aniversário de cada criança é mais do que um evento, é uma festa de c elebração da vida, de crescimento e entendimento do eu e do mundo a volta. Enriquecê-lo com o simbolismo que a contação de histórias e o teatro de fantoches possuem ajuda nessa compreensão e retira parte do significado meramente material que essa etapa da vida vem ganhando ao longo da vida contemporânea.

Teatro de Fantoches, Músicas e Histórias

Escolher a história para o aniversário é muito importante... Tem crianças que não querem mais "coisas de criança" e outras que ainda não conseguem entender o momneto nem a atividade

Quanto menores as crianças, mais a encenação se inclinará para a forma e cores, como bonecos, e a musicalidade. De preferência para a música ao vivo com diversos instrumentos musicas e de percussão, fantoches e repetição.

O colorido e o som

Uma das histórias que mais contamos em aniversários infantis, principalmente entre 0 e 6 anos, é "O Segredo da Felicidade", que se encaixa perfeitamente, haja vista que o que mais queremos desejar aos nossos pequenos é justamente a felicidade em todos os sentidos e campos nessa vida. A história conta com música, teatro de fantoches e contação de histórias, envolvendo crianças e adultos.

O aniversário de cada criança é um evento de crescimento e entimento do eu e do mundo a volta, enriquecê-lo com o simbolismo que a contação de histórias ajuda nessa compreensão

- JR Santos -

Também o "O esconde-e-acha", uma versão divertida de "O espelho Mágico" faz sucesso tanto para as meninas, quanto para os meninos, pois tem elementos que agradam a ambos: desafio, segredos e o encantamento dos contos de fadas...

Nem todos os espaços são adequados para uma apresentação de teatro de fantoches, ou contação de histórias. Buffets com brinquedos, jogos e um monte de distrações visuais e sonoras dispersam a atenção e interesse das crianças. Elas estão com seus sentidos hiper estimulados e darão pouca, ou nenhuma atenção a algo mais sutil...

Parques e praças são bons lugares, ao abrigo do sol e quando se tem um plano "B" em virtude de chuva e ventania. Nesses lugares, até mesmo pelos cuidados dos pais, as famílias ficam mais próximas para que nenhum pequeno se perca, ou se afaste muito do grupo. Então todos assitem a história juntos, auxiliando na concentração das crianças.

Sem dúvida, o lugar ideal é a própria casa, ou salão do condomínio, um lugar mais familiar e seguro, onde a criança fica desarmada e a vontade, que já não tem muitas distrações, pois ela(s) já conhece sobremaneira tudo o que ali está. Os pais também, até por força do espaço, assitem juntos com os filhos e isso dá a contação de histórias um momento familiar muito bom.

Contratando a Atração Infantil com Fantoches

Alguns pais querem uma contação de histórias e esquecem da idade do filho, alguns se esquecem que já são bem grandinhos, outros que ainda não compreendem a atividade. Para aquelas crianças com até um, ou mesmo dois anos, provavelmente os pais precisarão ficar com ela durante toda a história, aguçando seu interesse, pois que perdem a concentração naturalmente, devido a tenra idade, após cinco a dez minutos aproximadamente. Já os maiores, a partir de seis anos, além de um enredo que chame a atenção, combinar atencipadamente o que acontecerá, de que forma e que é um presente não só para ele, mas para seus convidados. Assim, ficará muito feliz em saber que estará proporcionando um momento bem alegre aos seus amiguinhos menores e acabará entrando no clima da história.

Espaço aberto

Quintais, praças e parques: nesses esaços, procurar encontrar um cantinho aconchegante, ao abrigo do sol, tanto para o contador, quanto para a platéia, que tenha pouca distração visual e sonora, como embaixo de uma árvore, recuos de muretas e casinhas de brincar de criança, etc. Nem sempre é possível levar equipamento de som neses locais, então reforçar de forma visual e gestual a atenção que os pequenos possam perder por causa da falta de acústica. Em espaços abertos raramente é possível levar cenários.

Espaços fechados

Salas residencias, salões de condomínio, buffets: independentemente de onde seja, sempre combinar uma parada das atividades paralelas, como os brinquedos, jogos e recreação. Também é importante a presença dos adultos durante a encenação, o que simbolicamente diz aos seus filhos que será um momento importante da festa, sinalizando atenção. veja, se os adultos conversam alto durante o espetáculo, as crianças entendem que podem também. Em alguns espaços muito grandes, será necessário o uso de equipamento de som. Prever o tempo de montagem se necessário.

Veja se a proposta do seu evento de aniversário está afinado com uma contação de histórias. Tem festas que são temáticas, outras tecnológicas. Algo que sempre me chama a atenção é o estilo de música que os pais colocam, que não condiz nem com um aniversário, nem com um avento infantil. Pensar se o formato, som, decoração, atividades favorecem uma contação de histórias, o que nada mais é que um "mini-espetáculo teatral".

JR Santos

"Robson, queria agradecer MUITO a sua presença no aniversário do António. Foi linda a apresentação e ontem ele ainda estava comentando o "Segredo da Felicidade". Parabéns e continue encantando o imaginário dessas crianças!"

- Ana Carolina e André -

HISTÓRIA DE ANIVERSÁRIO DE CRIANÇA Ás vezes faço contação em aniversário. É difícil, precisa-se superar muitos...

Publicado por Contador de Histórias José Robson em Sábado, 12 de março de 2016