• Get In Touch

    This is a widget area. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.

  • lenda africana sobre a origem do tambor...

Saco de Bicho

Quem inventou o telefone? Quem inventou a lâmpada? Quem inventou o avião? E quem pisou na lua pela primeira vez? Essa é uma resposta que depende quem responde. A minha avó dizia...

Conta as aventuras dos animais da floresta que se encantam pela lua e decidem chegar até lá, mas apenas um vai conseguir, o mais esperto de todos. Aquele que consegir por os pés na lua, irá descobrir que não existe mais nada, só pó e pedra. Ouvirá da a história da própria lua: "aqui já foi verde, cheio de animais e riachos. Mas um dia o homem parou de sonhar e acabou com tudo. Agora é a terra que corre perigo!"

Um história com mini-fantoches e aventura

Este conto chegou ao Brasil vindo das terras da Guiné Bissal, apresentando a lenda do surgimento dos tambores africanos e aqui ganha uma adaptação e cológica. A platéia mirim é convidada a participar, ajudando os animais a chegar até a lua, símbolo de mistérios para muitos povos.

Tem bicho que já foi a lua? Será que se procurar no google a gente encontra? Será que foi um rato, ou uma girafa?

- jogo de advinhação -

O bicho que chega na lua, descobre que ela é muito solitária e que ela sabe tudo o que se passa na terra, e vai lhe contar um único segredo. Assim, o bicho ganha um presente para que possa se comunicar com as tribos e bandos mais distântes da floresta e revelar tal segredo. Surge o tambor reproduzido com diferentes nomes em cada continente e região do planeta. Um dos primeiros telefones dos homens.

Herdamos muito da cultura de diversos povos, principalmente dos africanos. Este é um conto que estimula a imaginação e faz pensar sobre o avenço da tecnologia e a comunicação entre as pessoas, tão prejudicada pelas facilidades contemporâneas.

Dinâmica e Formatos

COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

A - com Música ao Vivo

SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: nesse formato, um músico acompanha o contador de histórias para tocar as músicas emprestando a história o charme da sonoplastia ao vivo. Assim, além do contador e os fantoches, essa forma de atendimento conta com mais um integrante. Nem sempre é possível levar o músico, em virtude dos recursos que são necessários: dimensão do espaço; equipamento de som; disponibilidade do músico na data requerida.

B - com Cenário

CENÁRIO DA HISTÓRIA: algumas histórias contam com um cenário específico, que pode fazer parte do evento, dependendo das dimensões do espaço. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.

PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.

JR Santos

"Pedi essa história para a semana da consciência negra. Não conhecia... as crianças se divertiram muito, parcticiparam e ajudou a ilustrar a diversidade cultural na sala de aula!"

- Elizabeth Machado (educadora - Santos SP)-