• Get In Touch

    This is a widget area. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.

  • Com fantoches, as crianças fortalecem a comunicação e o relacionamento social.

Teatro de Fantoches

Uma das mais antigas manifestações artísticas, o fantoche atravessou a história e ainda hoje encanta platéias. Usado como forma de entendimento das ações humanas, do divino, ou mesmo para entretenimento, quem assiste um teatro com fantoches jamais esquece.

Nas histórias é o fantoche quem sofre e causa as mais importantes ações e reações nos demais personagens e na plateia. Isso causa uma empatia instantânea e os corações infantis se relacionam com ele, sem filtros, externando, não raras vezes, como ela mesma (a criançã) é tratada pelos adultos e familiares, buscando esse entendimeno na 'parceria cênica' que acaba de encontrar.

Assim, uma contação de histórias com bonecos revela muito das criançãs ao longo do teatro encenado, nas respostas, perguntas e reações infantis.

Os animais fantoches

Nas fábulas, os animais representam pessoas de uma sociedade, agem como tal, e vivem o dia a dia como se fossem gente. É fácil entender o quanto as histórias com animais, as fábulas, são importante para a compreensão do desenvolvimento social dos pequenos. Dar acesso a esse mundo lúdico é essencial para seu desenvolvimento.

A criança e o fantoche se reconhecem num mundo próprio, lúdico, e se esforçam para entender o mundo real , um com os olhos do outro...

- JR Santos -

Tem momentos em que o interesse infantil no personagem fantoche é tanto que esquecem o manipulador, esquecem que é um personagem e conversam vividamente, de igual para igual, revelando até mesmo segredos, acontecimentos importasntes das suas famílias... É por isso que a utilização de fantoches também é indicada em psicodramas e terapias psicossociais e familiares.

Em escolas, o teatro de fantoches é uma grande ferramenta no aprendizado e na socialização das crianças, do infantil ao fundamental. Alguns professores tem grande sucesso usando personagens para o ensino de algumas matérias, fortealecer, ou estabelecer hábitos sociais.

Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional..