O vendedor de Histórias - Teatro de Bonecos e fantoches

Peça teatral que alerta sobre as relações familiares. As crianças precisam de um ambiente rico de ações e exemplos de bondade, amor e disciplina. Nessa história, uma criança vai mostrar o que pode acontecer quando os pais se afastam e deixam de dar a atenção que os filhos necessitam.

  • teatro de bonecos - filhos
  • teatro de bonecos - mãe
  • teatro de bonecos - pai
  • teatro de bonecos - família

O Vendedor de Histórias

Em 2018 volto a contar essa história, que mescla técnicas de contação de histórias, teatro de bonecos e teatro tradicional, que fez muito sucesso entre os anos 2000 e 2008. Sem dúvida, uma das minhas contações de histórias prediletas, e que estava com muita saudade de contar. Até hoje esse espetáculo recebe convites para apresentações em diversas cidades do Brasil! O meu nome artístico "Gracioso" foi adotado a partir dessa peça teatral, pois por onde eu passava, as crianças já o reconheciam dessa história. A contação 'O Vendedor de Histórias' é lírica, sem deixar de ser divertida, é dramática, sem deixar de ser interativa, é teatral, sem deixar de ser narrativa.

Gracioso é um mascate, que viaja pelas cidades do interior vendendo suas mercadorias. Mas não se engane, não pede dinheiro. Ele vende por histórias. Quem quiser uma fita, um sapato, um brinco, não deve abrir a carteira, nem colocar a mão no bolso. Graciso recebe histórias como pagamento, sinceras, verdadeiras, trágicas, alegres, das mais diferentes as mais simples.

Nas suas andanças, encontra pessoas de todos os tipos, que querem coisas das mais estranhas, e que tem histórias das mais engraçadas, até as mais trágicas. Hoje, ele vai contar a história da Belinha, uma menina que fugiu de casa. Vamos conhecer seus pais, e os sonhos de cada um deles. Graciso vai ter que se desdobrar para encontrar algo em sua mala que agrade toda a família.

Teatro de bonecos sobre os valores familiares

Qualo valor de um abraço? De um sorriso? Quanto vale o temo junto, o presente feito a mão? A descrição do por do sol nas páginas de um livro? As mãos da mãe entre os cabelos do filho? Uma história que fala de coisas simples, mas que são essenciais para a vida de todos, principalmente nessa época de tanto distanciamento.

"Lembra sim, Bela, o caminho de casa é feito de açúcar, de puro mel. É iluminado pelo canto dos pássaros. Corra, anda..."

- de Gracioso para Belinha -

Esse é um espetáculo que agrada desde os pequenos, a partir dos 6 anos, até os adultos. Encanta a todos, pois leva uma temática aberta a todas as idades, usando bonecos, teatro e contação de histórias. Os adultos recebem essa narrativa como um alerta das relações familiares ao mesmo tempo que se envolvem com a trama da história!

As crianças se encantam com os bonecos e suas travessuras. Torcem e vibram a cada nova descoberta, ou acontecimento. Sem que percebam, entram na história e se emocionam, interagem e ficam muito felizes com a conquista de Belinha.

  • História para todas as idades, com técnicas de contação de histórias e fantoches.

Dinâmica e Formatos

COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendmentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

A - com Música ao Vivo

SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: nesse formato, um músico acompanha o contador de histórias para tocar as músicas emprestando a história o charme da sonoplastia ao vivo. Assim, além do contador e os fantoches, essa forma de atendimento conta com mais um integrante. Nem sempre é possível levar o músico, em virtude dos recursos que são necessários: dimensão do espaço; equipamento de som; disponibilidade do músico na data requerida.

B - com Cenário

CENÁRIO DA HISTÓRIA: algumas histórias contam com um cenário específico, que pode fazer parte do evento, dependendo das dimensões do espaço. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.

PERSONALIZAÇÃO: existem eventos que necessitam uma personalização do enredo, ou mesmo dos bonecos, músicas. Com antecedência, podemos cuidar para que a história fique com a cara do seu evento.

JR Santos