As histórias não são apenas divertidas, recreativas e educacionais. Elas possuem muitas outras funções. A palavra é capaz de transformar a forma de pensar e sentir o munda a nossa volta. E na tenra infância, a narração de histórias e a forma de abordar os assuntos, através de exemplos vividos, da poética e empatia, faz com que os ouvintes, principalmente as crianças, iluminem o sentido do ser e do estar presente nesse mundo.
A seguir, uma lista singela de quinze benefícios que a contação de história oferece aos ouvintes e aos narradores. Além de ser uma lista, também é uma busca que todo contador precisa meditar em sua jornada de narrador de histórias:
- Estimula virtudes e moral nas crianças: as histórias podem ter um enorme impacto nas crianças. Honestidade, veracidade, gratidão e muitos desses atributos podem ser enraizados neles através de histórias convincentes.
- Entendendo culturas: as histórias podem ser usadas para manter as crianças conectadas às suas raízes e fazê-las entender sua própria história e tradições. Histórias, como culturas, variam de uma região para outra. Histórias da terra natal e de lugares estrangeiros farão com que a criança aprecie as diversidades existentes neste mundo.
- Melhora as habilidades de escuta: para apreciar a história completamente, é preciso prestar atenção ao narrador, para que nada se perca. Uma boa sessão de contar histórias pode melhorar as habilidades auditivas de uma criança.
- Inspirar curiosidade: pausar uma história quando ela fica mais interessante deixa o ouvinte ansioso para saber o que acontece a seguir. Isso torna as crianças curiosas e as incentiva a fazer perguntas, o que também ajuda no aprendizado, no crescimento e no desenvolvimento.
- Favorece a imaginação: uma coisa é curiosidade e outra é imaginação. Uma história bem narrada leva você a várias partes do mundo, reais e míticas. Histórias com um elemento de fantasia e magia ajudam a melhorar a imaginação e o pensamento criativo dos ouvintes.
- Melhora a concentração: ouvir histórias também ajuda a melhorar o tempo de atenção e os níveis de concentração.
- Enriquece o vocabulário: Quando você inclui uma nova terminologia toda vez que narra uma história, as crianças as aprendem e tentam entender o significado dessas palavras desconhecidas. Isso os ajuda a melhorar seu vocabulário.
- Aprimora o processo de aprendizado: as histórias têm uma maneira única de melhorar o processo de aprendizado, tanto no nível acadêmico quanto no pessoal. A narrativa pode envolver as crianças em um processo criativo de aprendizagem que facilita a compreensão dos tópicos mais difíceis.
- Desenvolve inteligência emocional: Esta é a chave para o sucesso em vários estágios da vida humana. O desenvolvimento da inteligência emocional refere-se à conscientização e controle sobre as emoções e expressões. As histórias o ajudam a conseguir isso de maneira simples, porém bonita.
- Ensina empatia: a capacidade de pensar nos outros, de se colocar no lugar dos outros e de entender seus sentimentos torna um indivíduo melhor. As histórias podem ensinar as crianças a ter mais empatia com os outros e a ser sensível às suas necessidades.
- Melhora a comunicação: quando sua imaginação e pensamento são claros, eles refletem na comunicação. Ouvir e entender as histórias pode melhorar a comunicação em diferentes níveis.
- Reduz o estresse e a ansiedade: as histórias não apenas entretêm, mas cativam, à medida que o transportam para mundos diferentes no reino imaginário. Ouvir histórias e experimentar a magia e a fantasia em suas mentes pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade nas crianças.
- Desenvolve a memória: se uma história é longa ou curta, as crianças tendem a se lembrar da trama, dos personagens e de outros aspectos dela o máximo que puderem. Isso é bom para as habilidades de memória da criança, mas pode ser desvantajoso para o contador de histórias.
- Facilita o aprendizado acadêmico: certas disciplinas acadêmicas têm uma conexão direta ou indireta com várias histórias. Essa é uma das muitas maneiras pelas quais as histórias podem facilitar o aprendizado acadêmico para as crianças. A capacidade de pensamento criativo que eles desenvolvem ouvindo histórias também torna o aprendizado acadêmico eficaz.
- Incentivo criativo: ouvir histórias intrigantes pode inspirar as crianças a escrever um dia sua própria narrativa.
E os benefícios também se estendem ao narrador de história, que recebe tanto quanto doa,ou mais. Quer saber mais? Veja o artigo de contação de histórias de José Robson.
O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.
INSCREVA-SE: Se deseja participar do curso, inscreva-se em aqui.