Todos os artigos de A a Z.
Faça o curso lendo e fazendo o entendimento de cada artigo.
Para participar, entre em contato. Certificado gratuito de 20h.
- 15 Benefícios da Narração de HistóriasAs histórias não são apenas divertidas, recreativas e educacionais. Elas possuem muitas outras funções. A palavra é capaz de transformar a forma de pensar e sentir o munda a […]
- A Contação ArtísticaA contação de histórias de forma artística pressupõe que o narrador domine uma atividade artística, naturalmente, ou que treine contar uma determinada história de forma plástica, usando de pelo […]
- A Escolha do EspaçoEscolher como será o espaço em que vamos contar uma determinada história e como as crianças serão dispostas para assistir a apresentação, na maioria das vezes, não estará ao […]
- A Introdução da Contação de HistóriaMuitos aspirantes, e até mesmo contadores experientes, perguntam-se como iniciar uma determinada história, ou como fazemos a introdução da contação de histórias que contamos.. Uma expressão das mais conhecidas […]
- A Oralidade do Narrador de HistóriasBem antes de a humanidade possuir a escrita como hoje conhecemos, suas memórias e histórias sociais eram passadas de geração a geração pela oralidade, através de narradores dou mesmo […]
- AFINANDO A PLATEIAAo perceber que as crianças chegavam para ouvir as histórias com sentimentos, sensações, vivências, expectativas, pensamentos e cronologia (atividades do dia anteriores à história) muito diferentes uma das outras, […]
- As Histórias que OuvimosDe forma geral, os contos tradicionais, fábulas, lendas e contos folclóricos causam uma grande atração aos pequenos, por apresentarem personagens estranhos ao mundo objetivo, ou descrevem terras e personagens […]
- As InfânciasAs infâncias estão divididas em três fases, segundo Piaget. Há alguns psicólogos, ou profissionais de educação física que dividem apenas em duas as fases. Para nosso estudo, assumiremos três […]
- As Técnicas de Contação de HistóriasO ato de se contar histórias é, em princípio, oral. As diversas técnicas de contação de histórias, na sua essência, não são usadas pelo narrador clássico. A narração é […]
- Atividades Complementares à NarrativaApós a realização da contação de histórias em espaços controlados, como escolas E bibliotecas, podemos lançar mão de diversas atividades para trabalhar os símbolos e conteúdo do conto. Algumas […]
- Bate-papo com José RobsonUma exposição das escolhas das histórias infantis usadas por José Robson nas suas apresentações Links mencionados Saco de Bichos Ruth Rocha Maria Clara Machado Desenvolvimento Infantil e faixas etárias […]
- Como Escolher as HistóriasA proposta de se escolher uma história adequada a cada faixa etária é uma sugestão baseada no estudo do desenvolvimento infantil. Logicamente, a forma de como escolher as histórias […]
- Contando com FantochesBonecos, fantoches, marionetes, são recursos que encantam até mesmo os mais velhos. Esse recurso estabelece uma “socialização” entre a criança e o personagem.
- Contando dramaticamenteQuando ouvimos um bom narrador de história nos distanciamos dos nossos pensamentos e preocupações e mergulhamos por um momento no na história contada. A capacidade de manter a concentração […]
- Contando História com LivroLivros: seria comum dizer que contar histórias através da leitura de um livro para uma platéia infantil promove o interesse pela própria leitura. Já ouvimos e lemos essa argumentação […]
- Contando Histórias com ObjetosPodemos nos apresentar contando histórias com objetos e divertir muito as crianças. Diversos tipos de objetos podem ser usados para contar histórias. Essa técnica ade “contação de histórias com […]
- Das Histórias para CriançasNa literatura há diversas divisões e subdivisões. Cada qual com suas características de construção seja por estilo, época, extensão e, mais contemporaneamente, por grupo sócio comportamental. Especificamente sobre a […]
- DinâmicaOs contadores que não tem nenhuma afinidade musical e nem tem um aparelho de som para “tocar” uma música no início das apresentações tem a oportunidade de brincar, jogar […]
- Disposição do EspaçoMuito do sucesso da narrativa está em planejar e acertar as marcações e desenvolvimento da narrativa. Ter o domínio do espaço, conhecer a sua dinâmica e “mapear” a disposição […]
- Espaço CircularA mais antiga forma de manifestação social, em que todos podem visualizar cada um do grupo, o que confere a mesma importância a todos do círculo, ao mesmo tempo […]
- Fechamento da HistóriaE chegamos ao final da história. E agora? Existem aquelas frases para finalizar a contação inventadas, ou decoradas de outros contadores e referências literárias tais como: Colorin, colorado, esse […]
- Histórias para Dormir e NinarHistórias para dormir? Como contar uma história para crianças na hora de ir para a cama? Ninar uma criança, nos braços, no balanço, deitadinha na cama, no berço, ou […]
- Histórias que CuramAs histórias que curam as pessoas e o mundo em que existimos são aquelas que contam algo sobre quem somos, o que sentimos, nossos sonhos, traumas e relações. Quando […]
- Interferências de ExecuçãoComo vimos, esse tipo de interferência está ligado ao próprio narrador, como ele organiza, projeta e se prepara para a contação de história. O tema “A Preparação do Contador […]
- Interferências ExternasTemos que pensar que quase sempre haverá algum tipo de distração, tanto para as crianças, quanto para o contador. A melhor maneira de lidar com imprevistos é fazer uma […]
- Interferências InternasAlgumas interferências ocorrem durante a contação sem que estejam ligadas ao espaço, nem ao processo de produção da história, mas sim à plateia e a própria “encenação”. Em […]
- Interferências na HistóriaQuando contamos histórias e chegamos a cenas engraçadas, inusitadas, que causam medo, ou estranheza, muitas crianças reagem de formas das mais variadas: interpelam, escondemos olhos, gritam se escondem atrás […]
- Mediação de Leitura e a OralidadeCom a popularidade dos contadores de histórias e da mediação de leitura, que ganharam importância concomitantemente nos últimos 10 anos, o papel de ambos tem se confundido e mesmo […]
- Narração Clássica (popular)A cotação de história é contada oralmente, sustentada no desempenho pessoal do contador, nas qualidades empregadas à palavra (rimas, inflexão, projeção, etc.) e na expressão primária do agente contador. […]
- O Espaço RetangularA maioria das contações de histórias é realizada em salões, anfiteatros, pátios e salas de aula no formato retangular. Algumas vezes as crianças se sentam no chão, outras nas […]
- O Que fazer após a narrativaO contador de histórias se despede da plateia após o conto, desmonta seus equipamentos, troca de roupa e vai para outro evento, ou para sua casa… Essa é a […]
- Ocupação do Espaço CênicoOutra preocupação é a ocupação do espaço cênico, que pode ser um palco, uma praça, um salão. A movimentação e o preenchimento dramático do local onde contamos a história […]
- OportunidadeJá em situações em que não há plateia definida, por vários motivos, podemos estar livres para começar a história para grupos pequenos, ou mesmo uma, ou duas crianças apenas […]
- Os Estilos de Contos e HistóriasA classificação de estilos de contos e histórias na classificação literária voltada para as crianças, ao meu ver, é um importante estudo da construção narrativa iluminando elementos que compõem […]
- Outros EspaçosA narração pode ser realizada em inúmeros espaços, situações e para grupos grandes e mínimos, mesmo para uma única pessoa, sendo criança, ou adulto. A visão clássica de uma […]
- Pontos de InteresseTambém podemos iniciar uma história tendo como ponto de partida interesses coletivos, ou individual das crianças. Isso ocorre principalmente com “temas” amplamente difundidos pela mídia, ou por “desenhos da […]
- Primeira InfânciaA primeira infância, segundo Piaget, será a fase da imitação, sonora e pictórica. Abrange desde o nascimento até os 03 anos de Idade aproximadamente. É nessa fase que a […]
- Quadro de HistóriasQuadro comparativa de histórias indicadas para a primeira e segunda infâncias. Como vimos nos artigos e aulas anteriores sobre as fases infantis, as histórias são escolhidas de acordo com […]
- RESUMO DO MÓDULO 03 – Curso de Contação de HistóriasAcima, um resumo do Módulo sobre Técncas de Contação de Histórias O Vídeo faz parte do curso que ministro e que tem três formatos para participação Plataforma EAD 100% […]
- Ritos e PreparativosNos principais grupos étnicos antigos do oriente e ocidente, do novo mundo e do velho mundo, as crenças e sociedade eram baseadas em ritos e o papel que cada […]
- Segunda InfânciaA segunda infância, segundo Piaget, é marcada pelo domínio da lateralidade, a socialização, a cognição e a percepção de si. A curiosidade é o sinônimo da aprendizagem, da brincadeira, […]
- TEA e a Narração de HistóriasA criança aprende os princípios da contação de histórias nos primeiros três anos de vida e as crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) não fogem a regra. Foto: […]
- Terceira InfânciaA terceira infância, segundo Piaget, é marcada pela fase da alfabetização escolar e a fase do encantamento. Na terceira infância, que compreende a fase dos 6 aos 9 anos […]