Dinâmica

Contador olhando criança em evento infantil

Os contadores que não tem nenhuma afinidade musical e nem tem um aparelho de som para “tocar” uma música no início das apresentações tem a oportunidade de brincar, jogar e realizar dinâmicas. No meu caso, não sou musico e lanço mão desses recursos em inúmeras sessões de contação de histórias.

Nesses casos, separo, ou crio algumas dinâmicas, jogos rápidos, com a temática da história:

  • Advinhas;
  • Jogo da memória.
  • Mímica e imitação;
  • Parlendas com respostas da plateia;
  • Trava-línguas.

Pode-se usar dezenas de brincadeiras, dinâmicas e jogos urbanos e folclóricos. As crianças entram logo na dinâmica corporal e se inicia um jogo lúdico, em que as crianças se concentram para não perderem cada momento da atividade coletiva. Mesmo aqui, escolhemos dinâmicas e jogos que possam ser inseridas no contexto da história. Assim, a passagem entre o jogo e a narrativa é natural. Alguns jogos podem tirar sua plateia literalmente do lugar e ser difícil de conseguir que voltem a ser plateia. A escolha deve ser cuidadosa.

Exemplo de uma dinâmica

Se a escolha da história fosse “João e Maria”, a introdução, aquecimento, afinação poderia ser trava-línguas, advinhas. Para buscar essas atividades que se encaixem na história, segue um passo a passo:

  1. Leia o texto do começo ao fim;
  2. Anote substantivos, tais como pirulito, migalhas, pássaros, casa;
  3. Anote os personagens;
  4. Anote locais da história.

Com essa listinha, procure brincadeiras, trava-línguas, advinhas em que um, ou mais desses elementos, sejam mencionados. Não será importante que as crianças liguem essa brincadeira a história que ainda irá começar. Esses elementos serão ouvidos depois na narração da história causando uma “acomodação” das palavras no ouvido das crianças.

De memória, destaquei: pirulito; bruxa; Maria; João; pão, migalhas. E com essas palavras, também de memória me veio os trava-línguas e advinhas abaixo:

“pirulito que bate bate, pirulito que já bateu…”

“Como a bruxa sai na chuva?” Resp.: deixa a vassoura e pega o rodo

“Maria-Mole é molenga. Se não é molenga, não é Maria-Mole. É coisa malemolente, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.”

“Se o papa papasse papa, se o papa papasse pão, se o papa tudo papasse, seria um papa –papão chamado João.”

Pode ser que não encontremos alguma brincadeira com os elementos da história, geralmente não é difícil encontrá-los. Nesse caso você pode inventar alguns com as palavras da história que você elencou. Seria interessante também, resgatar a mesma brincadeira em momentos diferentes da história, conforme esses elementos apareçam, então, essa introdução será um ensaio que empregará dinâmica e ritmo ao longo da contação. Abaixo, um trava-língua simples em forma de charada com “pão” que criei:

“pedaços de pão, na mão do João lançados ao chão, o que são?” – Resp.: Migalhas

José Robson – Trava-charada-língua

Seja qual for a atividade que você escolher, ou criar, grande parte do sucesso vai depender:

  • da empatia dos contadores;
  • do planejamento;
  • da escolha de acordo com a faixa etária;
  • da disponibilidade das crianças em participar;
  • do apoio e integração dos cuidadores, educadores e pais;
  • da disposição do espaço da contação de história.

Inclua esses tópicos no seu plano de narração, conversando sobre as etapas que irão acontecer antecipadamente com cada grupo de adultos. Se tiver um e-mail, ou WhatsApp deles, envie o roteiro com as etapas da sessão e o quão é importante que se envolvam. As crianças irão se espelhar e nos adultos que ficam mais tempo com elas, em como se comportam durante cada atividade. Eles são corresponsáveis pela escuta e interatividade delas também.


Ao final da aula, mais informações para a criação do plano de uma contação de história. Os detalhes, tais como texto, formato e como enviar para sua avaliação final estarão na “rota de aprendizagem” .(os exercícios, plano de aula e vídeos são exclusivos para alunos do curso.)


O Artigo acima faz parte integral do “Curso de Contação de Histórias” da Cia ArtePalco. Não pode ser reproduzido, copiado, ou utilizado sem prévia autorização.

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