Educação Ambiental na Escola: Como a Arte e a Contação de Histórias Podem Transformar a Forma Como as Crianças Enxergam o Mundo ao Seu Redor
A Educação Ambiental está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade moderna, à medida que percebemos os efeitos negativos que nossas ações estão causando no meio ambiente. É vital que as crianças recebam uma educação completa sobre o ambiente natural e as questões ambientais emergentes, para que possam se tornar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de agir em prol de um futuro melhor. Esse é uma das preocupações educacionais da PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) no sentido de apontar materiais e livros que possam ser usados de forma transversais em cada disciplina. Esse preocupação é diluída em inúmeras ações ao longo do ano, não somente no dia ou semana do meio ambiente, com atividades sobre a água, a terra, a ecologia, atividades sustentáveis, assim, permeia as ações ao longo da grade curricular.
Uma das maneiras de transmitir conceitos ambientais importantes às crianças é através da arte e da contação de histórias. A arte é uma forma poderosa de comunicação que pode ajudar as crianças a explorar e entender o mundo ao seu redor. A contação de histórias é outra ferramenta valiosa que pode ser usada para envolver as crianças e despertar sua imaginação.
Ao combinar essas duas ferramentas, podemos criar experiências educativas únicas e significativas que podem impactar profundamente a perspectiva das crianças em relação ao ambiente e às questões ambientais. Através da arte, as crianças podem expressar suas próprias ideias e sentimentos sobre o ambiente, bem como aprender sobre artistas e obras de arte que abordam temas ambientais. A contação de histórias, por sua vez, pode ajudar as crianças a compreender conceitos complexos e a se emocionar com as histórias de pessoas e animais que enfrentam desafios ambientais.
Na escola, os professores podem incorporar a arte e a contação de histórias em suas aulas de Ciências, Geografia ou Educação Ambiental. É possível criar projetos interdisciplinares que conectem arte, literatura e meio ambiente, como fazer ilustrações para livros infantis sobre temas ambientais, criar esculturas inspiradas na natureza, ou encenar peças teatrais relacionadas à preservação do meio ambiente.
Além disso, a prática da contação de histórias pode ser usada para envolver as crianças na aprendizagem de conceitos ambientais importantes, como o ciclo da água, a importância da biodiversidade e a necessidade de reduzir o uso de plástico. As histórias também podem ajudar as crianças a entender a relação entre as atividades humanas e as mudanças climáticas, e incentivá-las a agir de forma mais consciente e sustentável.
Como a Contação de Histórias Podem Transformar a Forma Como as Crianças Enxergam o Mundo ao Seu Redor
A Educação Ambiental é um tema importante em todas as matérias escolares, desde Ciências até Artes. Neste artigo, exploraremos como a arte e a contação de histórias podem ser usadas para transmitir conceitos ambientais aos alunos de forma envolvente e criativa.
Ciências
As aulas de Ciências são o lugar natural para se aprender sobre o meio ambiente e as questões ambientais emergentes. As atividades artísticas que os professores podem incorporar nessa disciplina incluem:
- Experimentos científicos que ilustram conceitos ambientais, como o ciclo da água ou a poluição do ar
- Ilustrações científicas de plantas, animais e ecossistemas naturais
- Projetos de pesquisa que investigam a biodiversidade local ou impactos humanos no meio ambiente
Geografia
A Geografia é outra disciplina que tem uma forte conexão com a Educação Ambiental. Os professores podem criar projetos interdisciplinares que conectem Geografia, Arte e Meio Ambiente, tais como:
- Esculturas de mapas que destacam áreas naturais significativas, como reservas naturais ou parques nacionais
- Fotografias de paisagens naturais que refletem como as mudanças climáticas estão afetando a região
- Gráficos e tabelas que mostram a evolução das políticas ambientais no Brasil
Artes
As artes são uma parte integral da Educação Ambiental. Os alunos podem criar seu próprio trabalho artístico inspirado em temas ambientais, como:
- Pinturas e desenhos que retratam paisagens naturais ou animais ameaçados
- Esculturas feitas com materiais recicláveis, como garrafas PET ou jornais velhos
- Teatro ou dança que aborda questões ambientais
Língua Portuguesa
A Língua Portuguesa pode ser usada para ensinar conceitos ambientais através da contação de histórias e leitura de livros infantis que abordem esses temas. Professores podem selecionar histórias que enfatizem a importância de preservar o meio ambiente, como:
- “O Lorax”, de Dr. Seuss, que enfatiza a importância da proteção do meio ambiente
- “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, que mostra como as árvores podem ser importantes na vida humana
- “A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker, que ensina sobre sustentabilidade e conservação
Educação Física
A Educação Física também pode ser usada para ensinar conceitos ambientais. Os professores podem incentivar seus alunos a desenvolver atividades físicas ao ar livre e esportes que envolvam conexão com a natureza, tais como:
- Caminhadas em trilhas naturais
- Ciclismo em estradas rurais
- Práticas de meditação ou yoga ao ar livre
A Educação Ambiental é uma preocupação essencial em todas as matérias escolares. Através da arte e da contação de histórias, podemos criar experiências educativas únicas e significativas que podem impactar profundamente a perspectiva das crianças em relação ao ambiente e às questões ambientais. Ao envolver as crianças em experiências criativas e significativas, podemos ajudá-las a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa do meio ambiente e das questões ambientais emergentes, incentivando-as a agir de forma mais consciente e sustentável.
A Contação de História e a Educação Ambiental
A contação de histórias é uma forma poderosa de envolver os alunos em questões ambientais e incentivá-los a refletir sobre sua relação com o meio ambiente. Quando combinada com outras disciplinas escolares, como Ciências, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Educação Física, a contação de histórias pode se tornar uma ferramenta transversal que estimula a motivação, a reflexão, a investigação e o conhecimento sobre questões socioambientais.
Na aula de Ciências, por exemplo, a contação de histórias pode ser usada para descrever conceitos complexos de uma maneira mais acessível e envolvente, como o ciclo da água ou a poluição do ar. Com isso, os alunos podem compreender melhor como suas ações diárias impactam diretamente o meio ambiente.
Já na Geografia, a contação de histórias pode ajudar os alunos a entenderem a biodiversidade local e a conscientizarem-se sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais. Além disso, é possível usar histórias para ensinar sobre as mudanças climáticas e as políticas ambientais no Brasil.
Nas aulas de Artes, a contação de histórias pode servir de inspiração para as criações artísticas dos alunos, que podem criar pinturas, esculturas e até mesmo performances teatrais que abordem questões ambientais relevantes. Isso permite que eles expressem sua criatividade e visão de mundo enquanto aprendem sobre a importância da sustentabilidade e conservação.
Na Língua Portuguesa, a contação de histórias pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação dos recursos naturais, como água e energia elétrica. Além disso, é possível selecionar livros infantis que enfatizem a proteção do meio ambiente e os direitos dos animais.
Até mesmo na Educação Física, a contação de histórias pode ser incorporada para incentivar os alunos a praticarem atividades físicas ao ar livre e a desenvolverem uma conexão mais profunda com a natureza. Práticas de meditação e yoga também podem ser integradas para estimular a consciência ambiental e o bem-estar físico e mental.
Histórias que podemos contar para abordar transversalmente a educação ambiental
Aqui estão algumas sugestões de histórias que podem ser usadas para o ensino da Educação Ambiental em cada matéria:
Livros que tem conceitos ambientais e de ciências de forma geral:
- “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein
- “As Cores do Meu Rio”, de João Carlos Marinho
- “O Lorax”, de Dr. Seuss
- “A História da Água”, de Eva Furnari
- “Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos
Livros que tem conceitos ambientais e de Geografia:
- “Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila Selegatto
- “O Mundo em que Vivemos”, de Emily Bone
- “A Terra é Azul”, de Chloé Blin-Maginot
- “Selva”, de Janaina Tokitaka
- “O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães Rosa
Livros que tem conceitos ambientais e de Artes:
- “História do Lixo”, de Rochelle Baltazar
- “Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau Patrón
- “Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana Miranda
- “Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina Zilberman
- “O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett
Livros que tem conceitos ambientais e da Língua Portuguesa:
- “A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker
- “A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de Almeida
- “A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio Callado
- “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules Verne
- “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Livros que tem conceitos ambientais e de Educação Física:
- “A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute Rocha
- “O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo Silva
- “A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo Silva
- “O Menino Narigudo”, de Monteiro Lobato
- “Pirapora – O Rio das Cobras”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker
Uma tabela da correlação das histórias, conceitos ambientais e matérias escolares
A seguir, uma breve correlação dos conceitos a serem abordados em cada livro dentro da sala de aula em cada matéria pelos professores
História | Tipo de Informação Ambiental | Matéria Escolar |
---|---|---|
“A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein | Preservação dos recursos naturais | Língua Portuguesa, Artes |
“As Cores do Meu Rio”, de João Carlos Marinho | Poluição da água | Ciências |
“O Lorax”, de Dr. Seuss | Desmatamento e poluição | Ciências |
“A História da Água”, de Eva Furnari | Ciclo da água e conservação | Ciências |
“Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos | Desmatamento e preservação da fauna e flora | Ciências |
“Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila Selegatto | A importância da natureza para a vida | Geografia |
“O Mundo em que Vivemos”, de Emily Bone | Mudanças climáticas | Geografia |
“A Terra é Azul”, de Chloé Blin-Maginot | Preservação dos oceanos | Geografia |
“Selva”, de Janaina Tokitaka | Preservação da fauna e flora | Artes |
“O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães Rosa | Geografia humana e ambiental | Geografia |
“História do Lixo”, de Rochelle Baltazar | Reciclagem e gestão de resíduos | Artes |
“Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau Patrón | Consumo consciente | Artes |
“Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana Miranda | Preservação de áreas costeiras | Artes |
“Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina Zilberman | Criatividade e sustentabilidade | Artes |
“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett | Importância da natureza para o bem-estar humano | Artes |
“A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker | Sustentabilidade e conservação | Língua Portuguesa |
“A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de Almeida | Consumo consciente e reciclagem | Língua Portuguesa |
“A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio Callado | Desmatamento e preservação da fauna e flora | Língua Portuguesa |
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules Verne | Desenvolvimento sustentável e preservação cultural | Língua Portuguesa |
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry | Relação entre seres humanos e natureza | Língua Portuguesa |
“A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute Rocha | Conexão com a natureza e conservação | Educação Física |
“O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo Silva | Conexão com a natureza através do esporte | Educação Física |
“A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo Silva | Conservação da água e importância para a saúde | Educação Física |
“O Menino Narigudo”, de Monteiro Lobato | Preservação da fauna e flora | Educação Física |
“Pirapora – O Rio das Cobras”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker | Conservação dos recursos hídricos | Educação Física |
Como trabalhar a mesma história de forma colaborativa entre disciplinas, usando a matemática como exemplo
A educação ambiental no ensino interdisciplinar ainda é incipiente nas escolas públicas e particulares. Cada vez mais se torna necessário a colaboração dos diversos educadores de uma mesma instituição para levar de forma motivacional e proativa, o interesse dos alunos pelo meio ambiente. A seguir, um exemplo de ensino interdisciplinar entre as diversas matérias escolares colaborando com a disciplina de “matemática” na educação ambiental.
História | Tipo de Informação Ambiental | Matéria Escolar | Conceitos Matemáticos |
---|---|---|---|
“A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein | Preservação dos recursos naturais | Língua Portuguesa, Artes | Frações, proporção |
“As Cores do Meu Rio”, de João Carlos Marinho | Poluição da água | Ciências | Estatística, probabilidade |
“O Lorax”, de Dr. Seuss | Desmatamento e poluição | Ciências | Geometria, medida |
“A História da Água”, de Eva Furnari | Ciclo da água e conservação | Ciências | Estatística, probabilidade |
“Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos | Desmatamento e preservação da fauna e flora | Ciências | Geometria, proporção |
“Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila Selegatto | A importância da natureza para a vida | Geografia | Geometria, medida |
“O Mundo em que Vivemos”, de Emily Bone | Mudanças climáticas | Geografia | Estatística, probabilidade |
“A Terra é Azul”, de Chloé Blin-Maginot | Preservação dos oceanos | Geografia | Geometria, proporção |
“Selva”, de Janaina Tokitaka | Preservação da fauna e flora | Artes | Geometria, medida |
“O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães Rosa | Geografia humana e ambiental | Geografia | Frações, proporção |
“História do Lixo”, de Rochelle Baltazar | Reciclagem e gestão de resíduos | Artes | Números decimais, medida |
“Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau Patrón | Consumo consciente | Artes | Frações, proporção |
“Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana Miranda | Preservação de áreas costeiras | Artes | Geometria, medida |
“Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina Zilberman | Criatividade e sustentabilidade | Artes | Geometria, proporção |
“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett | Importância da natureza para o bem-estar humano | Artes | Geometria, medida |
“A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker | Sustentabilidade e conservação | Língua Portuguesa | Frações, proporção |
“A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de Almeida | Consumo consciente e reciclagem | Língua Portuguesa | Números decimais, medida |
“A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio Callado | Desmatamento e preservação da fauna e flora | Língua Portuguesa | Geometria, proporção |
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules Verne | Desenvolvimento sustentável e preservação cultural | Língua Portuguesa | Frações, proporção |
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry | Relação entre seres humanos e natureza | Língua Portuguesa | Geometria, medida |
“A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute Rocha | Conexão com a natureza e conservação | Educação Física | Geometria, medida |
“O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo Silva | Conexão com a natureza através do esporte | Educação Física | Frações, proporção |
“A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo Silva | Conservação da água e importância para a saúde | Educação Física | Geometria, medida |
“O Menino Narigudo”, de Monteiro Lobato | Preservação da fauna e flora | Educação Física | Frações, proporção |
Como usar a contação de história na educação ambiental através dos livros
Existem diversas técnicas de contação de histórias que podem ser utilizadas a partir do livro, incluindo a leitura dramática e a narração ilustrada. Para o tema ambiental abordado em cada disciplina, o orientador devera buscara mais confortável tanto para si quanto para os alunos, de acordo com sua própria matéria principal e o assunto abordado de forma transversa, no caso, meio ambiente.
Alguns dos recursos que podem ser usados, complementando a leitura, ou narração, são:
- Teatro de fantoches
- Ilustração
- Leitura dramática
- Teatro
logicamente, a escolha dependerá do tempo disponível para o desenvolvimento do assunto, ou plano de aula, bem como da profundidade que o orientador se propuser. Deixo no link a seguir um guia sobre técnicas e dicas de contação de histórias que poderá ser de grande valia, independentemente da disciplina do orientador: Dicas e técnicas de contação de Histórias.