Educação Ambiental na Escola e a Contação de Histórias

Educação Ambiental na Escola e a contação de histórias

Educação Ambiental na Escola: Como a Arte e a Contação de Histórias Podem Transformar a Forma Como as Crianças Enxergam o Mundo ao Seu Redor

A Educação Ambiental está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade moderna, à medida que percebemos os efeitos negativos que nossas ações estão causando no meio ambiente. É vital que as crianças recebam uma educação completa sobre o ambiente natural e as questões ambientais emergentes, para que possam se tornar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de agir em prol de um futuro melhor. Esse é uma das preocupações educacionais da PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) no sentido de apontar materiais e livros que possam ser usados de forma transversais em cada disciplina. Esse preocupação é diluída em inúmeras ações ao longo do ano, não somente no dia ou semana do meio ambiente, com atividades sobre a água, a terra, a ecologia, atividades sustentáveis, assim, permeia as ações ao longo da grade curricular.

Uma das maneiras de transmitir conceitos ambientais importantes às crianças é através da arte e da contação de histórias. A arte é uma forma poderosa de comunicação que pode ajudar as crianças a explorar e entender o mundo ao seu redor. A contação de histórias é outra ferramenta valiosa que pode ser usada para envolver as crianças e despertar sua imaginação.

Ao combinar essas duas ferramentas, podemos criar experiências educativas únicas e significativas que podem impactar profundamente a perspectiva das crianças em relação ao ambiente e às questões ambientais. Através da arte, as crianças podem expressar suas próprias ideias e sentimentos sobre o ambiente, bem como aprender sobre artistas e obras de arte que abordam temas ambientais. A contação de histórias, por sua vez, pode ajudar as crianças a compreender conceitos complexos e a se emocionar com as histórias de pessoas e animais que enfrentam desafios ambientais.

Na escola, os professores podem incorporar a arte e a contação de histórias em suas aulas de Ciências, Geografia ou Educação Ambiental. É possível criar projetos interdisciplinares que conectem arte, literatura e meio ambiente, como fazer ilustrações para livros infantis sobre temas ambientais, criar esculturas inspiradas na natureza, ou encenar peças teatrais relacionadas à preservação do meio ambiente.

Além disso, a prática da contação de histórias pode ser usada para envolver as crianças na aprendizagem de conceitos ambientais importantes, como o ciclo da água, a importância da biodiversidade e a necessidade de reduzir o uso de plástico. As histórias também podem ajudar as crianças a entender a relação entre as atividades humanas e as mudanças climáticas, e incentivá-las a agir de forma mais consciente e sustentável.

Como a Contação de Histórias Podem Transformar a Forma Como as Crianças Enxergam o Mundo ao Seu Redor

A Educação Ambiental é um tema importante em todas as matérias escolares, desde Ciências até Artes. Neste artigo, exploraremos como a arte e a contação de histórias podem ser usadas para transmitir conceitos ambientais aos alunos de forma envolvente e criativa.

Ciências

As aulas de Ciências são o lugar natural para se aprender sobre o meio ambiente e as questões ambientais emergentes. As atividades artísticas que os professores podem incorporar nessa disciplina incluem:

  • Experimentos científicos que ilustram conceitos ambientais, como o ciclo da água ou a poluição do ar
  • Ilustrações científicas de plantas, animais e ecossistemas naturais
  • Projetos de pesquisa que investigam a biodiversidade local ou impactos humanos no meio ambiente

Geografia

A Geografia é outra disciplina que tem uma forte conexão com a Educação Ambiental. Os professores podem criar projetos interdisciplinares que conectem Geografia, Arte e Meio Ambiente, tais como:

  • Esculturas de mapas que destacam áreas naturais significativas, como reservas naturais ou parques nacionais
  • Fotografias de paisagens naturais que refletem como as mudanças climáticas estão afetando a região
  • Gráficos e tabelas que mostram a evolução das políticas ambientais no Brasil

Artes

As artes são uma parte integral da Educação Ambiental. Os alunos podem criar seu próprio trabalho artístico inspirado em temas ambientais, como:

  • Pinturas e desenhos que retratam paisagens naturais ou animais ameaçados
  • Esculturas feitas com materiais recicláveis, como garrafas PET ou jornais velhos
  • Teatro ou dança que aborda questões ambientais

Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa pode ser usada para ensinar conceitos ambientais através da contação de histórias e leitura de livros infantis que abordem esses temas. Professores podem selecionar histórias que enfatizem a importância de preservar o meio ambiente, como:

  • “O Lorax”, de Dr. Seuss, que enfatiza a importância da proteção do meio ambiente
  • “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, que mostra como as árvores podem ser importantes na vida humana
  • “A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker, que ensina sobre sustentabilidade e conservação

Educação Física

A Educação Física também pode ser usada para ensinar conceitos ambientais. Os professores podem incentivar seus alunos a desenvolver atividades físicas ao ar livre e esportes que envolvam conexão com a natureza, tais como:

  • Caminhadas em trilhas naturais
  • Ciclismo em estradas rurais
  • Práticas de meditação ou yoga ao ar livre

A Educação Ambiental é uma preocupação essencial em todas as matérias escolares. Através da arte e da contação de histórias, podemos criar experiências educativas únicas e significativas que podem impactar profundamente a perspectiva das crianças em relação ao ambiente e às questões ambientais. Ao envolver as crianças em experiências criativas e significativas, podemos ajudá-las a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa do meio ambiente e das questões ambientais emergentes, incentivando-as a agir de forma mais consciente e sustentável.

A Contação de História e a Educação Ambiental

A contação de histórias é uma forma poderosa de envolver os alunos em questões ambientais e incentivá-los a refletir sobre sua relação com o meio ambiente. Quando combinada com outras disciplinas escolares, como Ciências, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Educação Física, a contação de histórias pode se tornar uma ferramenta transversal que estimula a motivação, a reflexão, a investigação e o conhecimento sobre questões socioambientais.

Na aula de Ciências, por exemplo, a contação de histórias pode ser usada para descrever conceitos complexos de uma maneira mais acessível e envolvente, como o ciclo da água ou a poluição do ar. Com isso, os alunos podem compreender melhor como suas ações diárias impactam diretamente o meio ambiente.

Já na Geografia, a contação de histórias pode ajudar os alunos a entenderem a biodiversidade local e a conscientizarem-se sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais. Além disso, é possível usar histórias para ensinar sobre as mudanças climáticas e as políticas ambientais no Brasil.

Nas aulas de Artes, a contação de histórias pode servir de inspiração para as criações artísticas dos alunos, que podem criar pinturas, esculturas e até mesmo performances teatrais que abordem questões ambientais relevantes. Isso permite que eles expressem sua criatividade e visão de mundo enquanto aprendem sobre a importância da sustentabilidade e conservação.

Na Língua Portuguesa, a contação de histórias pode ser usada para ensinar sobre a importância da preservação dos recursos naturais, como água e energia elétrica. Além disso, é possível selecionar livros infantis que enfatizem a proteção do meio ambiente e os direitos dos animais.

Até mesmo na Educação Física, a contação de histórias pode ser incorporada para incentivar os alunos a praticarem atividades físicas ao ar livre e a desenvolverem uma conexão mais profunda com a natureza. Práticas de meditação e yoga também podem ser integradas para estimular a consciência ambiental e o bem-estar físico e mental.

Histórias que podemos contar para abordar transversalmente a educação ambiental

Aqui estão algumas sugestões de histórias que podem ser usadas para o ensino da Educação Ambiental em cada matéria:

Livros que tem conceitos ambientais e de ciências de forma geral:

  • “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein
  • “As Cores do Meu Rio”, de João Carlos Marinho
  • “O Lorax”, de Dr. Seuss
  • “A História da Água”, de Eva Furnari
  • “Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos

Livros que tem conceitos ambientais e de Geografia:

  • “Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila Selegatto
  • “O Mundo em que Vivemos”, de Emily Bone
  • “A Terra é Azul”, de Chloé Blin-Maginot
  • “Selva”, de Janaina Tokitaka
  • “O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães Rosa

Livros que tem conceitos ambientais e de Artes:

  • “História do Lixo”, de Rochelle Baltazar
  • “Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau Patrón
  • “Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana Miranda
  • “Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina Zilberman
  • “O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett

Livros que tem conceitos ambientais e da Língua Portuguesa:

  • “A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker
  • “A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de Almeida
  • “A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio Callado
  • “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules Verne
  • “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

Livros que tem conceitos ambientais e de Educação Física:

  • “A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute Rocha
  • “O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo Silva
  • “A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo Silva
  • “O Menino Narigudo”, de Monteiro Lobato
  • “Pirapora – O Rio das Cobras”, de Márcio Vassallo e Davidson Kaseker

Uma tabela da correlação das histórias, conceitos ambientais e matérias escolares

A seguir, uma breve correlação dos conceitos a serem abordados em cada livro dentro da sala de aula em cada matéria pelos professores

HistóriaTipo de Informação AmbientalMatéria Escolar
“A Árvore Generosa”, de Shel SilversteinPreservação dos recursos naturaisLíngua Portuguesa, Artes
“As Cores do Meu Rio”, de João Carlos MarinhoPoluição da águaCiências
“O Lorax”, de Dr. SeussDesmatamento e poluiçãoCiências
“A História da Água”, de Eva FurnariCiclo da água e conservaçãoCiências
“Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano RamosDesmatamento e preservação da fauna e floraCiências
“Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila SelegattoA importância da natureza para a vidaGeografia
“O Mundo em que Vivemos”, de Emily BoneMudanças climáticasGeografia
“A Terra é Azul”, de Chloé Blin-MaginotPreservação dos oceanosGeografia
“Selva”, de Janaina TokitakaPreservação da fauna e floraArtes
“O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães RosaGeografia humana e ambientalGeografia
“História do Lixo”, de Rochelle BaltazarReciclagem e gestão de resíduosArtes
“Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau PatrónConsumo conscienteArtes
“Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana MirandaPreservação de áreas costeirasArtes
“Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina ZilbermanCriatividade e sustentabilidadeArtes
“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson BurnettImportância da natureza para o bem-estar humanoArtes
“A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson KasekerSustentabilidade e conservaçãoLíngua Portuguesa
“A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de AlmeidaConsumo consciente e reciclagemLíngua Portuguesa
“A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio CalladoDesmatamento e preservação da fauna e floraLíngua Portuguesa
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules VerneDesenvolvimento sustentável e preservação culturalLíngua Portuguesa
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-ExupéryRelação entre seres humanos e naturezaLíngua Portuguesa
“A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute RochaConexão com a natureza e conservaçãoEducação Física
“O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo SilvaConexão com a natureza através do esporteEducação Física
“A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo SilvaConservação da água e importância para a saúdeEducação Física
“O Menino Narigudo”, de Monteiro LobatoPreservação da fauna e floraEducação Física
“Pirapora – O Rio das Cobras”, de Márcio Vassallo e Davidson KasekerConservação dos recursos hídricosEducação Física

Como trabalhar a mesma história de forma colaborativa entre disciplinas, usando a matemática como exemplo

A educação ambiental no ensino interdisciplinar ainda é incipiente nas escolas públicas e particulares. Cada vez mais se torna necessário a colaboração dos diversos educadores de uma mesma instituição para levar de forma motivacional e proativa, o interesse dos alunos pelo meio ambiente. A seguir, um exemplo de ensino interdisciplinar entre as diversas matérias escolares colaborando com a disciplina de “matemática” na educação ambiental.

HistóriaTipo de Informação AmbientalMatéria EscolarConceitos Matemáticos
“A Árvore Generosa”, de Shel SilversteinPreservação dos recursos naturaisLíngua Portuguesa, ArtesFrações, proporção
“As Cores do Meu Rio”, de João Carlos MarinhoPoluição da águaCiênciasEstatística, probabilidade
“O Lorax”, de Dr. SeussDesmatamento e poluiçãoCiênciasGeometria, medida
“A História da Água”, de Eva FurnariCiclo da água e conservaçãoCiênciasEstatística, probabilidade
“Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano RamosDesmatamento e preservação da fauna e floraCiênciasGeometria, proporção
“Planeta Azul”, de Andrey Gonçalves e Leila SelegattoA importância da natureza para a vidaGeografiaGeometria, medida
“O Mundo em que Vivemos”, de Emily BoneMudanças climáticasGeografiaEstatística, probabilidade
“A Terra é Azul”, de Chloé Blin-MaginotPreservação dos oceanosGeografiaGeometria, proporção
“Selva”, de Janaina TokitakaPreservação da fauna e floraArtesGeometria, medida
“O Galo que Sabia de Geografia”, de João Guimarães RosaGeografia humana e ambientalGeografiaFrações, proporção
“História do Lixo”, de Rochelle BaltazarReciclagem e gestão de resíduosArtesNúmeros decimais, medida
“Os Três R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, de Lau PatrónConsumo conscienteArtesFrações, proporção
“Manguebeat – A Arte das Ruas”, de Ana MirandaPreservação de áreas costeirasArtesGeometria, medida
“Não Sabe Pintar? Invente!”, de Regina ZilbermanCriatividade e sustentabilidadeArtesGeometria, proporção
“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson BurnettImportância da natureza para o bem-estar humanoArtesGeometria, medida
“A Menina que Queria Salvar o Planeta”, de Márcio Vassallo e Davidson KasekerSustentabilidade e conservaçãoLíngua PortuguesaFrações, proporção
“A Fada que Tinha Ideias”, de Fernanda Lopes de AlmeidaConsumo consciente e reciclagemLíngua PortuguesaNúmeros decimais, medida
“A Ilha do Tesouro Verde”, de Antonio CalladoDesmatamento e preservação da fauna e floraLíngua PortuguesaGeometria, proporção
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Jules VerneDesenvolvimento sustentável e preservação culturalLíngua PortuguesaFrações, proporção
“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-ExupéryRelação entre seres humanos e naturezaLíngua PortuguesaGeometria, medida
“A Tartaruga que Queria Voar”, de Rute RochaConexão com a natureza e conservaçãoEducação FísicaGeometria, medida
“O Livro dos Esportes”, de Ana Cristina Melo SilvaConexão com a natureza através do esporteEducação FísicaFrações, proporção
“A Água é Nossa Amiga”, de Ana Cristina Melo SilvaConservação da água e importância para a saúdeEducação FísicaGeometria, medida
“O Menino Narigudo”, de Monteiro LobatoPreservação da fauna e floraEducação FísicaFrações, proporção

Como usar a contação de história na educação ambiental através dos livros

Existem diversas técnicas de contação de histórias que podem ser utilizadas a partir do livro, incluindo a leitura dramática e a narração ilustrada. Para o tema ambiental abordado em cada disciplina, o orientador devera buscara mais confortável tanto para si quanto para os alunos, de acordo com sua própria matéria principal e o assunto abordado de forma transversa, no caso, meio ambiente.

Alguns dos recursos que podem ser usados, complementando a leitura, ou narração, são:

  • Teatro de fantoches
  • Ilustração
  • Leitura dramática
  • Teatro

logicamente, a escolha dependerá do tempo disponível para o desenvolvimento do assunto, ou plano de aula, bem como da profundidade que o orientador se propuser. Deixo no link a seguir um guia sobre técnicas e dicas de contação de histórias que poderá ser de grande valia, independentemente da disciplina do orientador: Dicas e técnicas de contação de Histórias.