Palavras Mágicas – brincadeira para educação infantil

Brincadeiras com as Palavras Magicas na educação infantil

Eba! Vamos brincar com as crianças que existem palavras mágicas? Uma proposta de atividade maravilhosa para a educação infantil. Além de se divertirem com a história, vão usar as palavras mágicas num jogo educativo para estimular o respeito individual e coletivo do grupo. Essa proposta faz parte de “Brincadeiras com Histórias

Objetivos:

  • Promover a socialização, a amizade, a solidariedade, o amor e a união.
  • Fortalecer os vínculos afetivos e encorajar a comunicação respeitosa.
  • Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas.

Fundamentação Pedagógica: Baseando-se na BNCC, esta atividade visa proporcionar às crianças oportunidades diárias de participar de atividades que estimulem a amizade, a solidariedade e o amor, fortalecendo vínculos afetivos​​. Utilizando “palavras mágicas”, a atividade incentiva atitudes afetivas, transformando interações agressivas ou egocêntricas em uma convivência harmoniosa e saudável​​.

Aplicação Educacional: A atividade oferece uma maneira lúdica de integrar o desenvolvimento da linguagem, do respeito mútuo e da empatia no currículo, alinhada aos objetivos da BNCC.

O Que você vai precisar:

Contando História: O Convite Extraviado

Vamos contar a história logo no começo da aula, ou depois da refeição.

  • Prepare o ambiente, diminua a iluminação e os estímulos sensoriais (recolhendo e escondendo brinquedos e objetos que façam barulho e chamem a atenção desnecessariamente)
  • escolha os objetos ou fantoches a serem usados.
  • Se puder, prepare antecipadamente cartões com as palavras mágicas ilustradas

JOGO: As Palavras Mágicas

Após a leitura, ou apresentação da história, chegou a hora do jogo. Siga o passo a passo e boa diversão.

Instruções de Como Jogar:

  1. Preparação:
    • Defina “palavras mágicas” como “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, “com licença”.
    • Prepare um conjunto de cartas com estas palavras, junto com imagens que representem situações do dia a dia.
  2. Início do Jogo:
    • Reúna as crianças em círculo.
    • Explique o conceito das “palavras mágicas” e como elas podem transformar nosso dia e nossas relações.
  3. Desenvolvimento do Jogo:
    • Distribua as cartas aleatoriamente entre as crianças.
    • Cada criança, por vez, escolhe uma carta e descreve a situação nela ilustrada, usando uma “palavra mágica” apropriada.
    • O adulto pode “relembrar” situações já vivenciadas pelo grupo em que aquela palavra poderia ter sido usada.
  4. Variação para Idades e Números de Crianças:
    • Para crianças menores (3-4 anos), use imagens mais simples e encoraje a repetição das “palavras mágicas”.
    • Com grupos maiores, promova atividades em duplas ou pequenos grupos, onde as crianças podem criar pequenas histórias ou diálogos usando as “palavras mágicas”.
    • Para crianças maiores (5-6 anos), introduza situações mais complexas e encoraje a discussão sobre por que certas palavras são importantes em diferentes contextos.
  5. Conclusão e Reflexão:
    • Ao final do jogo, promova uma conversa sobre como se sentiram usando as “palavras mágicas”.
    • Discuta como essas palavras podem influenciar as relações com amigos e familiares.

Considerações Adicionais:

  • Incentive a participação ativa de todas as crianças, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento linguístico e cognitivo.
  • Utilize a atividade para abordar temas como empatia, respeito e diversidade.
  • Inclua momentos de feedback e reflexão para reforçar os aprendizados.
  • Adapte as situações das cartas de acordo com as experiências culturais e sociais das crianças.

Esta brincadeira não só alinha-se com os objetivos da BNCC, mas também permite que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais e de linguagem de maneira divertida e interativa​​.

10 CARTÕES: Palavras Mágicas para o dia a dia na educação infantil

Você pode “criar” 10 ilustrações para usar no jogo das palavrinhas mágicas. Na nossa lojinha já criamos um plano de aula com as atividades + 10 Cartões + um plano de aula extra + uma história para ser narrada + a  adaptação em forma de teatro de fantoches. PDF aqui>>>

ALTERNATIVA DE JOGO: Se desejar, também pode imprimir duas cartas de cada uma das ilustrações para usar como “Jogo da Memória das Palavrinhas Mágicas”, colocando todas as cartas viradas para baixo, e suas cópias, enfileiradas em grupos de 4, ou 5 colunas. Assim, abre-se uma carta e a criança deve descobrir onde está a carta igual. Não descobrindo, as duas cartas são novamente viradas para baixo e recomeça com uma nova criança.

História: “O Convite Extraviado e a Festa Mágica”

Era uma vez, em uma pequena cidade, uma menina chamada Ana. Ela estava muito animada para a sua festa de aniversário e decidiu convidar todos os seus amigos da escola. Ana preparou os convites com muito cuidado, decorando cada um deles com brilhos e […] PDF com a história completa + Plano de Aula.

Peça de Teatro de Fantoches: “O Convite Extraviado e a Festa Mágica”

Cenário: Uma sala de aula colorida e, em seguida, uma festa de aniversário animada.

Personagens:

  • Ana (fantoche de menina)
  • Lucas (fantoche de menino)
  • Professora (fantoche de professora)
  • Alunos (vários fantoches de crianças)

Cena 1: A Distribuição dos Convites

Personagens: Ana, Lucas, Alunos.

Rubrica: Ana distribui convites animadamente. Os alunos expressam alegria. Lucas está triste e isolado.

Ana: (Animada) “Espero que todos venham à minha festa!”

Lucas: (Triste, falando baixo) “Não recebi um convite…”

Peça  completa em PDF + Plano de Aula>>>

 

Origens das palavras mágicas, de uso social

  1. Obrigado”:
    • Etimologia: Vem do particípio passado do verbo latino “obligare”, que significa “atar”, “vincular”. Na língua portuguesa, a expressão completa originalmente era “fico-lhe obrigado”, indicando um sentimento de estar em dívida ou vinculado por um favor recebido.
    • Origem: A expressão reflete uma visão cultural de reciprocidade e gratidão presente em muitas sociedades.
  2. “Por favor”:
    • Etimologia: A expressão “por favor” deriva da junção da preposição “por” com o substantivo “favor”, que vem do latim “favor”, significando “benevolência” ou “apoio”.
    • Origem: Sua utilização como forma de cortesia para suavizar pedidos é uma prática comum em várias línguas e culturas, refletindo uma norma social de polidez.
  3. “Com licença”:
    • Etimologia: “Licença” vem do latim “licentia”, que significa “permissão”. A expressão “com licença” é usada como uma maneira educada de pedir permissão para passar, interromper ou deixar um lugar.
    • Origem: Assim como “por favor”, o uso de “com licença” para expressar cortesia ao interagir com os outros é uma convenção social presente em muitas culturas.
  4. Desculpe”
    • Origem: Do latim “disculpare”, que significa “isentar de culpa”. É uma forma de pedir perdão ou compreensão por um erro ou incômodo causado.
  5. “Bom dia/Boa tarde/Boa noite”
    • Origem: Saudações que indicam desejo de bem-estar durante diferentes períodos do dia. “Bom” vem do latim “bonus”, significando “bom” ou “benevolente”.
  6. “Olá”
    • Origem: Possui uma origem incerta, mas é utilizada como uma saudação informal.
  7. “Seja bem-vindo”
    • Origem: “Bem-vindo” é uma expressão de hospitalidade, com “bem” vindo do latim “bene” e “vindo” do verbo “vir”.
  8. “Até logo/Até breve”
    • Origem: Frases de despedida com a promessa de reencontro. “Até” vem do latim “ad te”, que significa “a ti”, indicando um futuro encontro.
  9. “Por gentileza”
    • Origem: Similar a “por favor”, mas com ênfase na “gentileza”, que vem do latim “gentilitia”, relacionado a atos nobres ou gentis.
  10. “Me desculpe”
    • Origem: Variação de “desculpe”, também derivada do latim “disculpare”.

Essas expressões são parte integrante da comunicação cotidiana e refletem valores culturais de respeito, cortesia e empatia. Cada uma delas carrega séculos de evolução linguística e cultural, demonstrando como as interações humanas são moldadas tanto pela linguagem quanto pelas normas sociais.

Embora cada uma dessas expressões possa ter uma origem específica, o conceito de usar palavras para expressar respeito e gratidão é universal.

Algumas “palavras mágicas” dos povos originários

Algumas palavras que podem ser consideradas similares em termos de função social ou expressão de cortesia, de três dos povos indígenas mais conhecidos no Brasil:

Povo Tupi-Guarani

  1. “Ani” (Tupi-Guarani): Pode ser usada para pedir permissão ou chamar a atenção, similar a “com licença” ou “olá”.
  2. “Ae” (Tupi-Guarani): Uma saudação, semelhante a “olá”.

Povo Kaingang

  1. “Kanhgág” (Kaingang): Significa “amigo” ou “companheiro”, refletindo um sentimento de camaradagem.
  2. “Kóbrã” (Kaingang): Usado em agradecimentos, similar a “obrigado”.

Povo Yanomami

  1. “Urihi” (Yanomami): Refere-se à “terra” ou “natureza”, mas é usado em contextos que expressam gratidão e respeito pelo ambiente, que pode ser paralelo ao sentimento expresso em “obrigado”.

É importante saber que estas palavras são aproximações e podem variar significativamente em significado e uso dependendo do contexto específico da língua e da cultura. As línguas originárias possuem estruturas e conceitos únicos que refletem as visões de mundo e as práticas sociais de cada povo e seus dialetos. Quer conhecer outras palavras de povos originários? Dá um pulo no site Quimdim.