Sua SIPAT vai ganhar uma Super Palestra

Na empresa também é lugar de se contar histórias para a conscientização sobre os principais temas da CIPA com Palestras dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Em 2019, José Robson vai levar palestras e intervenções teatrais para sua empresa, bem como convenções e SIPAT com abordagens tanto informativas quanto descontrídas. Qualidade de Vida e relacionamento interpessoal é o principal foco, com atividades descontraídas, da mesma forma que cheias de informação.

Diversos temas e abordagens através de palestras dinãmicas

A escolha dos Temas é um momento importante... A maioria das empresas já realizaram diversas ações de segurança, com títulos exaustivamente explorados em anos anteriores. Também, algumas ativiades já fazem parte da rotina de trabalho pela CIPA com sucesso, o que torna, muitas vezes, as reuniões cansativas e repetitivas. Mas o que fazer e levar para os funcionários?

A resposta é levar um momento de entretenimento informativo e, não menos importante, divertido, criativo, inusitado, participativo e, ao mesmo tempo, diferente".

Escolhendo uma enfoque Motivacional

Acima de tudo, o tema ser escolhido deve criar o interesse, a curiosidade e a conscientização daqueles que vão assistir. Cada palestra que ministro possui sempre boa dose de teatro, em que represento, ou o comportamentos dos funcionários, ou personagens que lidam com situações diárias dentro da empresa. Isso gera 'empatia'.

O Encotro precisa ser um momento de descontração, em que o colaborador se veja, ao mesmo tempo quer percebe seus colegas sem filtros, para reconhecer suas atitudes e ações que podem por em risco a sua saúde e a dos outros.

- JR Santos -

Eu atuo para as pessoas, isso significa que elas são parte da dinâmica, além de auxiliar a contar a história temática na reunião dos funcioários da empresa. É certo que a semana de Prevenção de Acidentes é um momento de reflexão, e que as atitudes durante o ano farão a diferença. Mas tenho certeza, pela minha experiência, que a história contada durante o evento é um ponto de mundança de comportamento quando a plateia passa de ouvinte para agente de cada proposta.

Qual a importância e significado da SIPAT

As empresas esperam minimizar despesas com a realização da Semana de Segurança, desta forma, melhorando o desempenho dos funcionários, a produtividade, diminuindo os afastamento por doenças e por acidentes de trabalho. Além de ajudar no crecimento da própria empresa, os funcionários e colaboradores também recebem benefícios, pois tem acesso a informações importantes de uso de EPI, comportamento seguro, vida saudável e prevenção de doenças. Os dois lados ganham.