O projeto “Brincadeiras com Histórias” é a novidade da Cia Artepalco que leva brincadeira tradicionais com histórias para os eventos infantis. Uma forma lúdica de ressignificar brincadeiras regionais brasileiras usando a narração de histórias. A seguir, uma proposta da atividade com a tradicional brincadeira do esconde-esconde com história.
Vamos brincar de esconde-esconde e contar histórias?
Que tal contar uma história para as crianças antes de começar a brincadeira de esconde-esconde? A história pode ser sobre um personagem que adora brincar de esconde-esconde e se diverte muito com os amigos. Durante a história, a criança pode aprender lições importantes, como a importância da amizade, da cooperação e da paciência.
Era uma vez…
Por exemplo, a história pode ser assim:
Era uma vez um coelhinho chamado Tico que adorava brincar de esconde-esconde com seus amigos. Ele era muito rápido e esperto, e sempre conseguia encontrar seus amigos escondidos em lugares difíceis.
Um dia, Tico teve uma ideia brilhante: ele decidiu que, em vez de só ele procurar seus amigos, todos poderiam se esconder e procurar uns aos outros. Seus amigos adoraram a ideia, mas Tico logo descobriu que essa brincadeira era um pouco mais difícil do que ele pensava.
Ele procurou em todos os lugares, mas não conseguia encontrar seus amigos. Começou a ficar frustrado e triste, mas seus amigos o incentivaram a continuar tentando. Com a ajuda deles, Tico finalmente encontrou todos os amigos escondidos e a brincadeira foi um sucesso!
Através dessa história, as crianças podem aprender sobre a importância de trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros. Também podem aprender que é normal se sentir frustrado às vezes, mas que é importante continuar tentando e pedir ajuda quando necessário.
Ao final da brincadeira, a história pode ser retomada, para que as crianças possam relacionar as experiências vividas com as lições aprendidas na história.
Regras do Esconde-esconde
Esta brincadeira é adequada para crianças de todas as idades e ajuda a desenvolver habilidades sociais, cognitivas e físicas.
Preparação do esconde-esconde:
- Escolha um local seguro para brincar, sem obstáculos que possam machucar as crianças.
- Defina as regras da brincadeira: quem será o pegador e quem serão os que se escondem.
- Escolha um lugar central para a “base”, onde o pegador vai contar até um determinado número enquanto os outros se escondem.
- Certifique-se de que todos os participantes entendam as regras da brincadeira.
Quantos podem jogar:
- Pelo menos duas pessoas para jogar.
Instruções para jogar a brincadeira do esconde-esconde com história:
- Escolha quem será o pegador e quem serão os que se escondem.
- O pegador deve contar em voz alta até um determinado número (ex: 30) enquanto os outros se escondem.
- Após contar até o número escolhido, o pegador deve procurar os participantes escondidos.
- Os participantes escondidos podem tentar voltar para a “base” sem serem pegos pelo pegador. Se eles conseguirem, eles estão “salvos”.
- Se o pegador pegar um participante escondido, essa pessoa se torna o pegador e o jogo recomeça.
- O jogo continua até que todos os participantes tenham tido a chance de ser o pegador.
Lições aprendidas:
- Desenvolvimento cognitivo: A brincadeira ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, como planejamento e estratégia, enquanto as crianças decidem onde se esconder.
- Desenvolvimento físico: A brincadeira é uma ótima maneira de desenvolver habilidades físicas, como corrida e equilíbrio, enquanto as crianças se movimentam pelo ambiente.
- Desenvolvimento social: A brincadeira ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação, enquanto jogam com outras crianças.
Regras:
- Não é permitido empurrar, puxar ou machucar outros jogadores.
- Não é permitido trapacear ou espiar enquanto se está escondido.
- O pegador deve contar em voz alta até o número acordado antes de começar a procurar os outros jogadores.
Mais sobre o esconde-esconde
O esconde-esconde é uma brincadeira clássica que pode ser muito divertida para crianças de todas as idades. Para preparar a atividade, escolha uma área ampla e segura, sem objetos que possam causar acidentes. Defina os limites do jogo e as regras básicas com os participantes, explicando que um jogador será o “pegador” e terá que encontrar os demais jogadores que estarão escondidos.
Para ensinar algo com a brincadeira, pode-se aproveitar para trabalhar a noção de espaço e tempo com as crianças. Antes de começar a brincadeira, pode-se explicar que é importante encontrar um bom esconderijo, que permita que a criança fique escondida por tempo suficiente. Durante a brincadeira, pode-se estimular a comunicação entre os jogadores, pedindo que avisem quando o “pegador” estiver se aproximando.
A brincadeira é mais adequada para crianças a partir dos 3 anos de idade, pois já possuem um senso de espaço e tempo desenvolvido e são capazes de seguir algumas regras simples. É importante lembrar que crianças menores devem estar sempre acompanhadas por um adulto durante a brincadeira.