Teatro de Fantoches | Cia Artepalco – Espetáculos Para Crianças

Teatro de Fantoches do Grupo Artepalco

No Teatro de Fantoches da Cia Artepalco cada história é encenada por um contador de história que usa os “fantoches” (bonecos) como ferramenta. Durante as apresentações, Binho e Daniele se valem de técnicas de teatro para envolver, tanto crianças mais jovens, quanto as diversas faixas etárias, inclusive adultos. Deste modo, o tradicional Teatro de Fantoches Infantil dá lugar a uma performance mais pessoal e intimista. 

teatro de fantoches

Assim, os diversos públicos ganham uma apresentação única, ora com fantoche, ora com atuação do manipulador contador(a) de história, ora com ambos ao mesmo tempo, em que o ator interage com a plateia através da manipulação do boneco.

25 anos divertindo as crianças com fantoches

A Cia Artepalco já está a mais de 25 anos realizando eventos infantis. O Teatro de Fantoches que a Companhia apresenta foi construído para ser uma forma de contação de história teatralizada. Essa técnica  passamos a chamar de “Contoches”, uma apresentação mesclando a performance teatral do ator com a manipulação do fantoche. Isso confere às apresentações uma dinâmica interativa, ganhando em ritmo na troca das cenas. Deste modo, as apresentações teatrais com fantoches do grupo Artepalco encantam os pequenos, mas também capturam a atenção dos maiores, que enxergam no ator, a ludicidade que os pequenos encontram nos bonecos.

Temas e Histórias Que Enriquecem o Teatro de Fantoches

Desde a nossa fundação, visitamos centenas de instituições de ensino e espaços culturais com nossos fantoches e histórias teatrais. Na maioria das vezes, educadores e agentes culturais nos solicitam teatro de fantoches para crianças, seja para o eventos institucionais , artísticos e culturais, seja para a recepção do ano letivo, ou dias comemorativos, tais como: “Dia da Família“, ou “Semana da Criança”. Entretanto, o fantoche pode ser de fundamental importância, não só para o entretenimento, mas também  para a didática no ensino, regulação emocional e comportamental, bem como  na socialização das crianças, seja no maternal, passando pelo infantil ao fundamental. Saiba mais sobre o teatro de fantoches na educação aqui>>>

A manipulação de fantoches nas apresentações cria empatia entre a plateia e os personagens com interatividade mediada, ora pelo próprio artista, ora pelo boneco. – José Robson, Binho

As histórias com fantoches que ficam na memória

Quem assiste a um teatro com fantoches jamais esquece, seja dos sorrisos infantis, ou da gargalhada de um adulto, bem como das peripécias dos personagens para resolver situações do cotidiano, ora insolúveis na realidade do nosso dia a dia.

Seja na praça, na escola ou no teatro, o o teatro de fantoches infantil faz sucesso por onde passa, tanto que é unanimidade na preferência dos pequenos, assim também, uma das atividades culturais mais solicitadas em eventos infantis.

Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional, por exemplo.

Bonequeira | Os fantoches dos espetáculos feitos artesanalmente 

Danielle - Artesã dos Fantoches

Dani Oliveira

Os fantoches e bonecos das histórias dos nossos espetáculos infantis são exclusivos e feitos artesanalmente, a maioria por Maria Danielle Oliveira. Apesar do número de pedidos, não recebemos encomendas. Mas caso queira encontrar fantoches para suas próprias apresentações, leia o artigo sobre onde encontrar fantoches que preparamos…

 

 

Chame o Binho para seu evento Infantil? 

Quer conhecer nossas histórias e apresentações com fantoche? Entre em contato com a Cia Artepalco e descubra como levar nosso grupo de teatro de fantoches infantil e bonecos para sua escola ou evento!

Regiões de Atendimento: Sudeste (SP, MG, RJ, ES), Sul (PR, SC e RS), Nordeste (Al, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE). Atendemos as principais capitais e regiões metropolitanas. 

Sobre o autor: 

Grupo de Teatro de Fantoches

José Robson (Binho) é contador de histórias e ator da Cia ArtePalco. Nascido em Mogi das Cruzes, SP. Membro do TEM (Teatro Experimental Mogiano) desde 1985, fundou a Cia Artepalco em 1998. Foi Supervisor Regional da Secretaria de Cultura do São Paulo, orientador de Artes Cênicas do Colégio São Marcos e Diretor do Núcleo de Arte e Cultura de M. Cruzes por 12 anos. Há mais de 35 anos atua em projetos de educação e cultura infantil, com apresentações em escolas, bibliotecas, livrarias e eventos em todo o Brasil.