Companhia de Teatro de Fantoches Infantil

A Companhia Artepalco é especializada em apresentações de teatro de fantoches para crianças. Fundada em 1998, atua principalmente no Estado de São Paulo. A Cia é comandada pelo contador de história José Robson (Binho) e a Bonequeira Maria Danielle. Juntos dão vida e histórias aos bonecos.

Teatro de Fantoches com Contação de História | José Robson – Semana do Brincar

O Teatro de Fantoches de Binho e Danielle

A trupe apresenta um trabalho dedicado à arte de contar histórias com fantoches, encantando o público infantil por meio de bonecos de luva e manipulação direta. Com técnicas mistas de manejo e interação entre boneco e ator, Binho e Danielle desenvolvem espetáculos que aproximam crianças e adultos do universo lúdico da arte do faz de conta.

Nosso teatro de fantoches tem como objetivo:

  • Dar vida e movimento às personagens das histórias
  • Criar experiências educativas por meio dos bonecos
  • Entreter e envolver o público infantil
  • Aproximar plateia, fantoche e ator por meio da narrativa teatral

Essa proposta oferece um formato encantador para eventos, escolas e atividades culturais, valorizando o teatro vivo e interativo. A Cia Artepalco atua com histórias autorais e contemporâneas, renovadas a cada apresentação com técnica e troca ativa entre personagens e plateia.

Fantoches para todo tipo de público e espaços

Nosso teatro de fantoches foi criado para apresentar histórias em formato teatral, mesclando a performance do ator à manipulação dos bonecos — técnica que chamamos de Contoches. Essa dinâmica dá ritmo à cena, envolve a plateia e cria identificação imediata entre público, boneco e narrador.

Os espetáculos atendem crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e públicos mistos em espaços culturais, livrarias, eventos escolares e apresentações comemorativas.

25 anos divertindo as crianças com histórias e fantoches

Com experiência em instituições de ensino, teatros, bibliotecas, secretarias de educação e projetos culturais, Binho e Danielle desenvolvem apresentações que unem arte, imaginação e educação.

BInho e Danielle, fundadores da Cia Artepalco. Livraria Saraiva 2010

Livraria Saraiva. Projeto Vitaminics (Grupo OBA) – 2010

A trajetória da dupla, seus projetos e história são ideias para compor ações socioculturais, de incentivo a leitura, de eventos sazonais e shows educativos e culturais.

A Técnica de fantoches da Cia Artepalco

Durante os espetáculos, a alternância entre a atuação direta e a manipulação dos bonecos cria apresentações únicas. A performance combina humor, envolvimento e narrativa, adaptando-se às idades, espaços e objetivos de cada evento — sejam escolares, culturais ou comemorativos.

Os diversos públicos ganham uma apresentação única, ora com fantoche – que captura a empatia das crianças – ora com atuação do manipulador contador(a) de história, ora com ambos ao mesmo tempo, em que o ator interage com a plateia através da manipulação do boneco.

Assim, fantoches e ator(s) contam histórias numa performance interativa, cheia de ritmo e divertida.  

Personagens originais: A Turma do Binho e da Dani

Cada história traz personagens exclusivos confeccionados artesanalmente, como:

  • Tão o Ratão, mestre das enrascadas  bom de prosa

  • Caco, o travesso das macaquices, muito hábil

  • Cobra Cheirosa, sábia e divertida, pronta para ajudar

  • Dona Não Me Toque, sempre pronta para a Festa da Primavera

Esses bonecos compõem parte do nosso repertório autoral, ideal para eventos, ações culturais e projetos educativos.

Algumas dos nossos espetáculos de teatro de fantoches

  1. O Estranho Caso do Livro Sem o Fim
  2. Bicho Papão
  3. Couro de Piolho
  4. O Segredo da Felicidade
  5. Saco de Bichos

Teatrinho de Fantoches: diversão, encanto e aprendizagem

Há mais de 25 anos, a Cia Artepalco leva espetáculos para escolas, projetos culturais e eventos infantis. Educadores e organizadores solicitam apresentações para recepções escolares, semanas culturais, Dia da Família, Dia da Criança e demais programações institucionais.

Além do aspecto lúdico, o teatro de fantoches contribui para:

  • Didática do ensino
  • Regulação emocional
  • Socialização das crianças

Essas e outras abordagens do teatro de fantoches você pode conferir na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

teatro de fantoches

A história infantil com fantoches que fica na memória

Quem assiste a um teatrinho de fantoches jamais esquece, seja dos sorrisos infantis, ou da gargalhada de um adulto, bem como das peripécias dos personagens para resolver situações do cotidiano, ora insolúveis na realidade do nosso dia a dia.

Seja na praça, na escola ou no teatro, o o teatro de fantoches infantil faz sucesso por onde passa, tanto que é unanimidade na preferência dos pequenos, assim também, uma das atividades culturais mais solicitadas em eventos infantis.

Até mesmo os adultos se afetam com bichos em forma de pelúcia. Estes são presentes constantes entre pais e filhos e até mesmo entre namorados, pois estimulam a memória afetiva e oferecem segurança emocional, por exemplo.

Danielle Oliveira | Artesã dos Fantoches da trupe

Danielle - Artesã dos Fantoches

Dani Oliveira

Os bonecos utilizados em nossas histórias são produzidos artesanalmente. Apesar do grande número de solicitações, confeccionamos exclusivamente para nossos espetáculos. Caso precise de fantoches próprios, indicamos fornecedores no artigo: onde encontrar fantoches para suas apresentações.

Visite sempre a página, periodicamente, oferecemos cursos e oficinas de confecção de fantoche de espuma com vagas limitadas.

 

 

Quer levar nosso Teatro de fantoches para seu evento? 

Se deseja conhecer nossos espetáculos e formatos de apresentação, entre em contato com a Cia Artepalco e descubra como levar o teatro de fantoches para sua escola, instituição ou evento infantil.

Estrutura dos espetáculos

Cada apresentação possui uma estrutura mínima, com um pequeno palco de Teatro de Fantoches de 80X120cm, um ou mais bonecos. Dependendo da história e especificidade do evento, o cenário pode ter dimensões maiores, com mais elementos: fundo colorido, ou temático, palco do fantoche, espaço para musica ao vivo. 

Formato e estilo de apresentação

A performance combina contação de história, manipulação de bonecos e interação lúdica com o público — ideal para manter crianças envolvidas por mais tempo, com ritmo, humor e participação ativa.

Quanto custa uma sessão de teatro de fantoche?

O cachê de uma apresentação com fantoches varia conforme a estrutura necessária e as condições do evento. Alguns fatores que influenciam o valor são:

  • Número de sessões e tamanho do público
  • Tipo de história solicitada (quantidade de personagens, manipuladores e recursos cênicos)
  • Características do espaço (palco, sala de aula, auditório, clube, escola etc.)
  • Localização do evento — deslocamentos, estadias e alimentação

Para entender melhor: uma única sessão pode envolver de 8 a 12 horas de trabalho, incluindo:

  • Preparação do material e organização dos fantoches
  • Deslocamento até o local
  • Montagem do espaço, testes e ajustes
  • Espera técnica
  • Execução do espetáculo
  • Desmontagem e retorno

Como referência, um cachê básico — considerando até 30 minutos de deslocamento, montagem simples, espaço pequeno já com todos os recursos fornecidos pela contratante (palco e som) e apresentação com 1 contador de histórias utilizando fantoches — fica em torno de R$ 700,00 (junho de 2025) para uma sessão de aproximadamente 40 minutos.

📩 Para solicitar um orçamento personalizado, entre em contato conosco!

Regiões de Atendimento: Sudeste (SP, MG, RJ, ES), Sul (PR, SC e RS), Nordeste (Al, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE). Atendemos as principais capitais e regiões metropolitanas. 

Sobre o fundador: 

Grupo de Teatro de Fantoches

José Robson (Binho), contador de histórias, manipula e atua com fantoches desde 1985, com trabalhos desenvolvidos em escolas, bibliotecas, teatros e grandes projetos culturais, como “Teatro na Caixa”, dos Brinquedos Estrela e Editora Autêntica.

Quer conhecer mais sobre a arte do teatro de fantoches? Leia mais aqui>>>