Teatro do Boi de Brincadeira – Festa Junina na Escola

Teatro Junino Boi de São João

Teatro para Festa Junina na escola “Boi de Brincadeira” é um espetáculo Junino divertido, engraçado e folclórico. O contador de história José Robson reconta a farsa brasileira de Chico e Catirina durante as festas juninas para apresentação do boi premiado do seu João. Uma das histórias mais pedidas para a comemoração das Festas Juninas, ideal para festas de São João, juninas e julinas em escolas, ongs e associações.

Boi de Brincadeira, Boi de Mamão, Boi de São João…

Adaptada do folguedo popular, o “Boi de brincadeira”, ou “Boi estrela”, “Boi de Mamão” e os outros diversos nomes que tem região adentro do Brasil, essa história conta um momento da vida de Chico e da Catirina no dia da festa do boi na fazenda do seu patrão. Na noite de São João, todos são convidados para festejar, mas algo inusitado acontece…

A Festa Junina do Boi

A Catirina anuncia que está grávida e tem desejos de comer coisas muito estranhas. Chico não quer contrariar os desejos da sua mulher, pois já pensou se seu filho nasce com cara de maracujá com abobrinha? O problema é que Chico precisa cuidar do boi que o seu patrão acaba de comprar para ser apresentado na Festa Junina. Uma farsa bem divertida com as atrapalhadas de Chico, os pedidos de Catirina e a braveza do patrão.

Teatro festa junina na escola
Teatro Junino Boi de Brincadeira

Como acontece na maioria das apresentações da trupe, as crianças interagem tanto com o contador quanto com os personagens, o que dá uma dinâmica e interesse maiores a história. Não raras vezes, a plateia ora tenta ajudar um personagem, ora atrapalhar outro, participando ativamente da trama, deixando o espetáculo teatral engraçado e interativo.

Esse espetáculo possui um cenário, que apesar de simples, não cabe em qualquer ambiente, indicado principalmente para teatros, espaços culturais e escolas, é muito procurado em junho e julho, época das festas juninas e julinas, meses que são dedicados a tais festejos em todo Brasil. Também no mês do folclore, em agosto, é uma história que ilustra bem a riqueza da cultura popular brasileira.

Teatro: Casamento na Roça – Festa Junina

A história pode termina na tradicional quadrinha da festa junina, com os personagens convidando a plateia para participar direito ao famoso casamento caipira na roça das festas juninas. Esse desfecho deve ser combinado com antecedência para ser o início das festividades juninas do espaço que irá receber o espetáculo.

Uma história, dois formatos

COM 01 CONTADOR E BONECOS: é a maioria dos atendimentos, especialmente por causa do espaço e orçamento, que deixa essa forma bem atrativa. Ideal para aniversário, bibliotecas e salas de aula. dependendo da história, há sonoplastia gravada e colocada em momentos de determinada cena.

SONOPLASTIA AO VIVO COM 01 MÚSICO: apesar da atividade poder acontecer com sonoplastia através de playback, a presença dos músicos enriquecerá bastante o espetáculo, pois que recria o ambiente dos festejos do boi e deixa a atividade mais fluída.

CENÁRIO DA HISTÓRIA: nessa história o cenário é muito importante. São necessários as seguintes dimensões mínimas para a montagem da cenografia: 3,5m X 4,5m. Se esse for o caso do seu evento, o impacto visual aumenta bastante, conferindo a apresentação um ar de espetáculo teatral. Mas não se preocupe, as histórias podem acontecer independentemente do cenário.