TEATRO NA CAIXA: A Criança como Protagonista do Teatro de Fantoches

Fantoches para Crianças | Teatro na Caixa

A coleção “Teatro na Caixa” conta com uma caixa de teatro contendo, fantoches folclóricos, palco de fantoches de mesa, guias de atividades, manual de manipulação e 4 livros com roteiros teatralizados assinados por José Robson Santos (Binho). Binho é  fundador da Cia Artepalco, contador de histórias e integrante da equipe de desenvolvimento da coleção “Teatro na Caixa” da Editora Autêntica Educação.
Teatro Na Caixa, Caixa de Teatro
Kit completo da coleção Teatro na Caixa — palco, fantoches e obras literárias.
O Grupo “Brinquedos Estrela” é responsável pelos acessórios originais, como palco e fantoches, enquanto a LJS Educar atua como distribuidora exclusiva, implementando o projeto junto a redes públicas de ensino e fortalecendo políticas de acesso à leitura de qualidade.

Lendas folclóricas em histórias prontas para apresentações

Nesse kit estão quatro histórias já prontas  de 4 Lendas folclóricas para apresentações. Já estão escritas em forma teatralizada, com falas, ações e instruções de montagem. Também, acompanha um guia que auxilia na montagem e experimentação do teatro de fantoche, além de um pequeno manual de manipulação. Agora fica fácil para montar e apresentar um espetáculo com os personagens folclóricos: Iara, Curupira, Boitatá e Caipora.

Palco de fantoches para Educação Infantil

Em tempos em que a infância se vê cercada por telas e estímulos instantâneos, projetos que devolvem às crianças o prazer de brincar com histórias ganham um valor imensurável.
>>É nesse contexto que surge a coleção Teatro na Caixa, uma caixa de teatro viva, uma proposta educacional inovadora que transforma o teatro de fantoches em ferramenta de leitura, expressão e encantamento. Desenvolvido pela Editora Autêntica Educação, o projeto une o poder da literatura infantil à força simbólica do brincar, criando um espaço em que arte e pedagogia se encontram para dar vida ao imaginário popular brasileiro.

TEATRO NA CAIXA – Uma coleção que nasce da literatura e floresce no brincar

A coleção é composta por quatro histórias originais inspiradas em personagens do folclore brasileiroIara, Boitatá, Caipora e Curupira — que enfrentam o vilão Kid-Vilão, símbolo das atitudes humanas que ameaçam a natureza.
Kit de Fantoches para apresentação em escolas</p>

As histórias são escritas em formato teatral, com roteiros, falas e storyboards, o que permite ao professor atuar como diretor e narrador de uma experiência cênica acessível e divertida. Assim, as crianças e adultos têm uma caixa de teatro infantil com todos os elementos para apresentações e vivências.

Esta proposta transcende o teatro de bonecos, propõe atividades lúdicas para o aprendizado da manipulação e a prática da Contação de Histórias com os personagens do folclore brasileiros.

Mais do que narrativas ecológicas, as obras propõem uma reflexão sobre pertencimento, preservação ambiental e diversidade cultural, despertando nas crianças o respeito pela natureza e pelo legado de nossas tradições orais.

Kit de Fantoches de Mão: o que vem na caixa de teatro

Um kit de fantoches de mão completo, com material didático e suporte técnico para educadores, pais e crianças:

  • 04 Livros roteirizados com a marca da Editora Autêntica, com histórias folclóricas prontas para encenar;
  • Um manual de manipulação de fantoches de mão;
  • Um palco cênico dobrável, que se transforma em cenário de histórias;
  • 05 fantoches de mão exclusivos, produzidos pela tradicional Estrela Cultural;
  • Livros de apoio com orientações para pais e educadores;
  • Formação pedagógica para professores, presencial e on-line.

Esses recursos dialogam com as competências gerais da BNCC.  A expressão corporal e oral, a imaginação criadora, a autonomia e a convivência social são competências dos planos de aula da educação infantil trabalhas na escola.
>>Ao manipular fantoches, a criança experimenta um modo de linguagem em que o corpo fala, o gesto pensa e a voz cria — o que Viola Spolin chamaria de “aprendizagem pela experiência” e Lev Vygotsky; de “brincar como zona de desenvolvimento proximal”.

Ler em família: a leitura como elo entre a escola e a casa

O projeto inclui uma formação de professores de 10 horas (2h on-line e 8h EAD), conduzida pelo Instituto Formando Leitores, que amplia o repertório pedagógico e oferece práticas aplicáveis ao cotidiano escolar.

O Guia da Família e os conteúdos digitais complementares promovem o cultivo do hábito de leitura em casa — o ato de ler junto, brincar junto e descobrir juntos o poder das palavras.

Folclore, sustentabilidade e encantamento no Teatro na Caixa

No coração do Teatro na Caixa pulsa um propósito duplo: valorizar o folclore brasileiro e promover a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida. Os personagens folclóricos tornam-se metáforas da ecologia e pontes para o pensamento crítico e poético sobre o meio ambiente. Nascido na cidade de Mogi das Cruzes (SP), no distrito de Casa Grande, hoje Salesópolis, Binho ouviu do seu avô, José Lemes, histórias de Sacis, boitatá, Curupiras e vários outros seres do imaginário. É dali que empresta para os livros o frescor das memórias folclóricas regadas entre quintais, trilhas e lagoas da região.

Histórias prontas para encenar - Educação Infantil

José Robson (Binho), assina os Roteiros Teatralizados das Histórias

 Um projeto que se torna política pública de leitura e teatro infantil

Com uma trajetória consolidada na implementação de coleções literárias em redes públicas, a LJS Educar atua como parceira estratégica na distribuição do Teatro na Caixa. Desta forma, garantindo que o projeto chegue a escolas, educadores e famílias em todo o país.

O projeto Teatro na Caixa é mais do que um produto educativo, ou teatro de fantoches — é uma ação cultural integrada que une literatura, ludicidade e cidadania.

O teatro que cabe em uma caixa, mas transborda em significado

O Teatro na Caixa é uma síntese de tudo o que a Educação Infantil deve cultivar: imaginação, afeto, cultura e partilha. Muitos educadores produzem seu palco de teatro com caixa de papelão com criatividade e dedicação. Colocamos o mesmo carinho que colocamos em nossa caixa de teatro do projeto “Teatro na Caixa”.
É uma proposta que devolve à criança o direito de brincar com palavras, de ser autora, atriz e espectadora de suas próprias histórias.

E, para o professor, representa um convite a redescobrir o prazer de ensinar por meio do encantamento.

Peça o Kit “TEATRO NA CAIXA” para sua cidade

O projeto “Teatro na Caixa” é vendido diretamente às instituições educacionais. Para encomendar os kits para seus alunos, entre em contato com a LJS Educar pelo WhatsApp>>

2 comentários

  1. Puxa, que material fantástico! Não achei pra compar. Onde esá sendo vendido? Esse Teatro na Caixa é perfito pra dar de presente para os netos, com fantoche e palco. Competinho… Se puderem me contar onde acho, ficarei imensamente agradecido

    • Oi Jair, ficamos felizes que tenha gostado… Esse material é destinado às instituições de ensino, como prefeituras e Secretarias de Estado da Educação. Caso haja modificação, ou destino para público em geral, eu aviso… Obrigado por acompanhar a trupe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *