Lateralidade. Plano de Aula para Educação Infantil

Plano de aula Lateralidade educação infantil

Descobrindo os Lados do Mundo

Plano de Aula sobre Lateralidade na Educação Infantil

Um programa completo para ensino da lateralidade com atividades lúdicas, jogos, histórias e teatro de fantoches

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Introdução

A lateralidade é um conceito fundamental no desenvolvimento infantil que se refere à consciência dos dois lados do corpo e à capacidade de reconhecer a diferença entre esquerda e direita. O desenvolvimento adequado da lateralidade contribui para diversas habilidades importantes como a organização espacial, a coordenação motora, a leitura e a escrita.

Na educação infantil, período em que a criança está em pleno desenvolvimento psicomotor, é essencial trabalhar a lateralidade de forma lúdica e significativa, respeitando o ritmo e as características de cada criança. Este plano de aula foi elaborado para proporcionar experiências enriquecedoras que ajudam as crianças a descobrirem e fortalecerem sua dominância lateral de forma natural e prazerosa.

Através de histórias, jogos, atividades corporais e artísticas, as crianças serão convidadas a explorar conceitos como esquerda, direita, em cima, embaixo, na frente e atrás, contribuindo para o desenvolvimento da sua consciência corporal e orientação espacial.

Alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

 Campos de Experiências Contemplados

  • Corpo, gestos e movimentos: Desenvolvimento do senso de lateralidade por meio da exploração das possibilidades de movimentos no espaço.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Exploração das relações espaciais (dentro e fora, em cima e embaixo, esquerda e direita).
  • O eu, o outro e o nós: Desenvolvimento da autonomia e autoconsciência corporal.
  • Traços, sons, cores e formas: Expressão artística relacionada à percepção espacial e lateralidade.

 Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

  • EI03CG02:Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • EI03CG05:Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • EI03ET01:Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
  • EI03ET04:Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Conceito de Lateralidade

O que é Lateralidade?

A lateralidade é a preferência que estabelecemos por um dos lados do nosso corpo, manifestada pelo uso mais frequente e efetivo dos membros de um determinado lado (direito ou esquerdo). Esta preferência está relacionada à dominância cerebral: o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Na educação infantil, a lateralidade ainda está em processo de desenvolvimento e definição. É nesta fase que a criança começa a perceber que tem dois lados em seu corpo e gradualmente estabelece sua dominância lateral (se será destra, canhota ou ambidestra).

O desenvolvimento adequado da lateralidade é fundamental para diversas aprendizagens futuras, como a escrita, a leitura e a orientação espacial. Por isso, é importante proporcionar experiências que ajudem a criança a reconhecer e diferenciar os lados do seu corpo.

 Tipos de Lateralidade

  • Destralidade:Preferência pelo lado direito
  • Sinistralidade:Preferência pelo lado esquerdo
  • Ambidestralidade:Uso competente de ambos os lados
  • Lateralidade cruzada:Diferentes dominâncias para diferentes partes do corpo (ex: mão direita e olho esquerdo)

 Marcos no Desenvolvimento da Lateralidade

  • 2-3 anos:Começo da percepção dos dois lados do corpo
  • 4-5 anos:Início da definição da preferência lateral
  • 5-6 anos:Consolidação gradual da lateralidade
  • 6-7 anos:Maior consciência dos conceitos de esquerda e direita

 Importância da Lateralidade no Desenvolvimento Infantil

  • Escrita e leitura:Influencia a direção da escrita e a organização espacial das letras
  • Coordenação motora:Contribui para movimentos mais precisos e coordenados
  • Orientação espacial:Ajuda na compreensão de conceitos como esquerda, direita, em cima, embaixo
  • Autoconhecimento:Promove maior consciência corporal e identidade
  • Autonomia:Facilita atividades cotidianas como vestir-se, calçar sapatos e manipular objetos

Atividades Lúdicas para Desenvolvimento da Lateralidade

 Atividades de Rotina

Estas atividades podem ser incorporadas na rotina diária da sala de aula/;

Saudação Direcional

Objetivo: Identificar direita e esquerda

No início do dia, peça às crianças que fiquem em círculo. Cumprimente o colega da direita com “Bom dia, amigo da direita” e faça o mesmo com o colega da esquerda. Incentive que todas as crianças façam o mesmo.

Dica: Use fitas coloridas nos pulsos (ex: verde na direita, vermelho na esquerda) para auxiliar as crianças.

Canto dos Lados

Objetivo: Reforçar conceitos de lateralidade

Ensine uma música simples que inclua movimentos laterais como “mão direita para cima, mão esquerda para o lado”. Faça isso diariamente como uma atividade de transição entre aulas.

Sugestão de música: “Meu Lado Direito, Meu Lado Esquerdo” (adaptação de “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”).

 

Atividades Motoras

Circuito dos Lados

Objetivo: Desenvolver coordenação motora lateral

Crie um circuito onde as crianças devem seguir indicações: “Pule com o pé direito”, “Rasteje para a esquerda”, “Gire para o lado direito”. Use setas coloridas no chão para indicar as direções.

Materiais:

  • Fitas adesivas coloridas
  • Cones ou marcadores
  • Cartões com indicações de movimentos

Bambolê Lateral

Objetivo: Fortalecer a percepção lateral

Distribua bambolês pelo espaço. Ao comando “Pé direito no bambolê azul”, “Mão esquerda no bambolê vermelho”, as crianças devem posicionar o membro indicado no bambolê da cor mencionada.

Materiais:

  • Bambolês de diferentes cores
  • Lista de comandos para o professor

Dança do Espelho

Objetivo: Trabalhar coordenação e imitação lateral

Em duplas, uma criança faz movimentos envolvendo lateralidade (levantar braço direito, dar um passo para a esquerda) e a outra deve imitar como se fosse um espelho. Depois trocam os papéis.

Materiais:

  • Música suave de fundo
  • Opcional: Cartões com sugestões de movimentos para as crianças que precisam de ajuda

Variação: Para crianças mais velhas, podem ser incluídos movimentos mais complexos ou sequências de movimentos.

 

Atividades Artísticas

Pintura com as Duas Mãos

Objetivo: Explorar a coordenação bilateral

Ofereça às crianças folhas grandes e tintas. Peça que pintem usando ambas as mãos simultaneamente, criando imagens simétricas. Depois, peça que pintem só com a mão direita, depois só com a esquerda.

Materiais:

  • Papel kraft ou cartolina
  • Tinta guache lavável em cores variadas
  • Aventais para proteger a roupa

Colagem Lado a Lado

Objetivo: Trabalhar organização espacial e lateralidade

Divida uma folha ao meio com uma linha. Peça às crianças que colem elementos do lado direito e esquerdo seguindo orientações: “Cole uma flor do lado direito e um sol do lado esquerdo”.

Materiais:

  • Folhas de papel com linha central
  • Figuras recortadas de revistas ou desenhos
  • Cola em bastão
  • Canetinhas para decorar

Jogos para Desenvolver a Lateralidade

 A Travessia do Rio

Objetivo: Desenvolver noções espaciais e lateralidade

Materiais:

  • Fita adesiva para marcar o “rio” no chão
  • Círculos de papel para servirem como “pedras”
  • Cartões com indicações: “Pule na pedra à direita”, “Pule na pedra à esquerda”

Como jogar:

  1. Marque no chão um “rio” usando a fita adesiva (duas linhas paralelas)
  2. Disponha os círculos de papel (pedras) dentro do rio
  3. A criança deve atravessar o rio pisando nas pedras, seguindo as instruções do professor: “Pise na pedra à sua direita”, “Agora na pedra à sua esquerda”
  4. Para crianças mais velhas, crie sequências mais complexas ou use cartões com desenhos indicando direita/esquerda

 

 Caça ao Tesouro Lateral

Objetivo: Fortalecer noções de direção e lateralidade

Materiais:

  • Pequenos “tesouros” (brinquedos, adesivos, etc.)
  • Mapas simples com instruções laterais
  • Fitas coloridas para marcar caminhos

Como jogar:

  1. Esconda os “tesouros” pela sala ou pátio
  2. Forneça mapas com instruções simples usando conceitos de lateralidade: “Dê três passos para a direita”, “Agora vire à esquerda e dê dois passos”
  3. Para crianças menores, utilize fitas coloridas no chão como guia
  4. Quando encontrarem o tesouro, peça que descrevam o caminho que percorreram usando termos como direita e esquerda

 

 Estátua Direcional

Objetivo: Trabalhar coordenação, equilíbrio e lateralidade

Materiais:

  • Música animada
  • Aparelho de som
  • Cartões com poses que envolvem lateralidade

Como jogar:

  1. As crianças dançam livremente enquanto a música toca
  2. Quando a música para, o professor dá um comando: “Estátua com o braço direito para cima e o pé esquerdo para frente”
  3. As crianças devem ficar imóveis na posição indicada
  4. Quem conseguir manter a posição correta ganha um ponto

 Amarelinha Lateral

Objetivo: Desenvolver coordenação motora e lateralidade

Materiais:

  • Giz ou fita adesiva colorida
  • Uma pedra ou marcador
  • Cartões com indicações de pés (direito/esquerdo)

Como jogar:

  1. Desenhe uma amarelinha modificada no chão, com indicações “D” (direita) e “E” (esquerda) em cada quadrado
  2. A criança joga a pedra e deve pular com o pé indicado (direito nos marcados com “D” e esquerdo nos marcados com “E”)
  3. Para as crianças não alfabetizadas, use símbolos ou cores diferentes
  4. Aumente gradualmente a dificuldade adicionando sequências mais complexas

História: “A Aventura de Lili e Teco no País dos Lados”

 História para Contação

 

Dicas para o(a) Professor(a) durante a Contação

(para obter o material completo com as dicas e a  história, baixe na lojinha da Cia)

Roteiro de Teatro de Fantoches: “A Aventura de Lili e Teco no País dos Lados”

 

Dicas para a Apresentação do Teatro de Fantoches

(para obter o material completo com as dicas e o roteiro teatral, baixe na lojinha da Cia)

Atividades Visuais e Material para Impressão

Pintura: “Lili e Teco no País dos Lados”

Desenho dos personagens Lili e Teco usando seus braceletes coloridos (azul na direita e vermelho na esquerda) para colorir.

Instruções para o professor:

  • Imprima uma cópia para cada criança
  • Explique que devem pintar o bracelete do lado direito de azul e o do lado esquerdo de vermelho
  • Para o restante do desenho, deixe-as usar cores de sua preferência

 

(para obter o material completo com o desenho, baixe na lojinha da Cia)

 

Atividade: “Caminho para o País dos Lados”

Caminho onde as crianças devem seguir as setas de direção (direita e esquerda) para ajudar Lili e Teco a chegarem ao castelo da Rainha dos Lados.

Instruções para o professor:

  • Imprima uma cópia para cada criança
  • Explique que devem seguir as setas que mostram “direita” e “esquerda” com a ponta dos dedos
  • Para crianças não alfabetizadas, use símbolos ou cores diferentes para indicar os lados

(para obter o material completo com o caminho, baixe na lojinha da Cia)

 

Atividade: “Conecte os Pontos – Borboleta Guia”

Atividade de ligar pontos que forma a imagem da Borboleta Guia. Os pontos do lado direito são azuis e os do lado esquerdo são vermelhos.

Instruções para o professor:

  • Imprima uma cópia para cada criança
  • Instrua-as a conectar os pontos seguindo a numeração
  • Ao final, elas podem colorir a borboleta que aparecerá

(para obter o material completo com o desenho, baixe na lojinha da Cia)

 

Atividade: “Meu Corpo Tem Dois Lados”

(para obter o material completo com a atividade, baixe na lojinha da Cia)

Recursos Adicionais

 Música: “Direita e Esquerda”

Adaptação da música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” com foco na lateralidade:

Mão direita, mão esquerda, pé direito, pé esquerdo

Pé direito, pé esquerdo, mão direita, mão esquerda

Olho, orelha, braço e nariz

Lado esquerdo, lado direito, não vou mais confundir!

Baixe a música aqui:(para obter o material completo com a música em MP3, baixe na lojinha da Cia)

 

Dinâmica: “Estátua Direcional”

(para obter o material completo com o dinâmica, baixe na lojinha da Cia)

 Projeto: “Painel dos Dois Lados”

Projeto coletivo para criar um grande painel representando o conceito de lateralidade:

(para obter o material completo com a sugestão do painel, baixe na lojinha da Cia)

 

Sugestão para Avaliação

Formas de avaliar o progresso das crianças na compreensão da lateralidade:

  • Observação direta durante as atividades práticas
  • Registro através de fotos e anotações do desenvolvimento individual
  • Jogo de avaliação “Siga o Comandante” (onde o professor dá comandos de lateralidade)
  • Portfólio contendo as atividades realizadas ao longo do projeto

 

Finalização

A lateralidade é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento da criança, com impactos significativos em suas futuras aprendizagens. Este plano de aula apresenta uma abordagem lúdica e integrada para trabalhar este conceito na educação infantil, respeitando as especificidades da faixa etária e proporcionando experiências significativas.

Através da história “A Aventura de Lili e Teco no País dos Lados”, do teatro de fantoches e das diversas atividades propostas, as crianças são convidadas a explorar os conceitos de lateralidade de forma prazerosa e contextualizada, o que favorece a apropriação do conhecimento.

Lembramos que o desenvolvimento da lateralidade é um processo gradual e que cada criança tem seu próprio ritmo. O papel do educador é oferecer oportunidades diversificadas para que elas possam explorar e compreender esse conceito, sempre respeitando suas particularidades e celebrando suas conquistas.

Plano de Aula: Descobrindo a Lateralidade na Educação Infantil

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Material parcialmente disponível em: www.contadoresdehistorias.com.br

Este e outros planos de aula com material completo disponível para aquisição em formato PDF, incluindo todas as atividades, história, roteiro de teatro de fantoches e materiais adicionais na Lojinha da Cia.